A Prefeitura de Manaus, sob gestão do prefeito David Almeida (Avante), está sendo alvo de questionamentos após anunciar, no dia 23 de setembro, o Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social como banca organizadora do concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), um dia antes da conclusão oficial da licitação.
O anúncio de Almeida, feito às 19h57 no site oficial da Prefeitura, prevê o certame com mil vagas diretas e mais de 500 para cadastro de reserva, contemplando cargos de nível superior e médio. O edital está previsto para ser lançado em outubro, com as provas programadas para dezembro de 2025.
Além disso, o próprio prefeito David Almeida compartilhou vídeo nas redes sociais anunciando a contratação da banca para o concurso público.
O caso de suposta irregularidade foi revelado pela jornalista Cynthia Blink. O portal O Convergente também constatou, no sistema de licitações da Prefeitura de Manaus, que o resultado oficial da licitação só foi registrado na manhã do dia 24 de setembro, ou seja, um dia após o anúncio do prefeito.

O episódio levantou questionamentos sobre a legalidade do procedimento e possíveis irregularidades na divulgação da banca antes da conclusão formal do concurso público anunciado pelo prefeito David Almeida.
A empresa
A Consulplan é uma banca com sede em Minas Gerais, na cidade de Muriae. Fundada em 2018, conforme o site da Receita Federal, a empresa tem como presidente Pedro Henrique Bouzada Fraga inscrito no quadro de sócios e administradores na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Outro lado
A Prefeitura de Manaus foi procurada para esclarecer o caso e informar se é prática comum anunciar a banca antes da finalização da licitação, mas ainda não se posicionou. A reportagem também tentou contato com o Instituto Consulplan para comentar o episódio e aguarda retorno.