33.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 15, 2025

Moradores de Humaitá relatam ataques a civis em operação da PF contra garimpo: “Zona de guerra”

Segundo testemunhas, os agentes tem utilizado spray de pimenta, bombas de gás e munição de borracha contra civis

Por

Uma ação da Polícia Federal (PF) contra o garimpo ilegal nas proximidades de Humaitá, no interior do Amazonas, provocou momentos de pânico entre moradores nesta segunda-feira (15). Segundo testemunhas, os agentes tem utilizado spray de pimenta, bombas de gás e munição de borracha contra civis.

Vídeos obtidos com exclusividade pelo Portal O Convergente mostram a ação da PF a partir de um helicóptero, enquanto moradores buscavam abrigo e proteção.

“Eles estão queimando as balsas e as dragas que ficam na frente da cidade. Só que estão atacando civis, estão atacando todo mundo, eles sobrevoam por cima das casas, jogam as bombas de spray de pimenta muito longe, caindo dentro da residência. A gente passou mal e teve que correr para dentro do banheiro para se lavar”, disse uma testemunha.

Os moradores de Humaitá ainda alegaram que a cena da cidade está como se fosse uma zona de guerra. “Eles não estão respeitando o direito dos civis, das residências. Sobrevoando muito baixo, muito baixo mesmo, jogando bomba de spray, pegando nas pessoas que não têm nada a ver, bomba que vão a 300 metros, bomba de borracha. Tá igual uma zona de guerra”, afirmou.

O Convergente buscou um posicionamento da Polícia Federal após o relato dos moradores de Humaitá. Até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Reforçamos que o espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Governo Lula ‘fecha os olhos’ para meio ambiente enquanto garimpo ilegal volta a tomar conta do rio Madeira

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -