25.3 C
Manaus
sábado, setembro 13, 2025

Fala de ministro do STF sobre Charlie Kirk gera reação negativa nos EUA

O impacto do comentário está ligado à importância de Kirk no cenário político norte-americano

Por

Um comentário do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o norte-americano Charlie Kirk durante o julgamento do plano de golpe de Estado gerou forte repercussão negativa nos Estados Unidos.

Após a fala do ministro ser traduzida e encaminhada a autoridades do Departamento de Estado, uma delas teria reagido dizendo que Dino “é louco” (“he’s crazy”).

A fala de Dino ocorreu na pausa da sessão da última quinta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a pausa, o ministro comentou um ataque político contra Charlie Kirk. “Um jovem que é de uma posição política aparentemente do lado do atual presidente dos EUA (mas pouco importa) levou um tiro. E é curioso notar, porque há uma ideia segundo a qual anistia, o perdão, é igual a paz. E foi feito o perdão nos EUA, mas não há paz”, disse.

O impacto do comentário está ligado à importância de Kirk no cenário político norte-americano. O comentarista é figura central do movimento MAGA (Make America Great Again), com papel ativo na mobilização de jovens eleitores e mantendo proximidade com o ex-presidente Donald Trump e seu círculo político.

O episódio reacende especulações sobre a possibilidade de sanções contra Flávio Dino pelo governo americano.

No contexto, o ministro mencionou o perdão concedido a cerca de 1.500 pessoas que participaram da invasão ao Capitólio, sugerindo que a medida não teria contribuído para a pacificação.

*Com informações da CNN

Leia mais: Trump é visto como peça-chave na reação bolsonarista contra condenação no STF

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -