Um comentário do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o norte-americano Charlie Kirk durante o julgamento do plano de golpe de Estado gerou forte repercussão negativa nos Estados Unidos.
Após a fala do ministro ser traduzida e encaminhada a autoridades do Departamento de Estado, uma delas teria reagido dizendo que Dino “é louco” (“he’s crazy”).
A fala de Dino ocorreu na pausa da sessão da última quinta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a pausa, o ministro comentou um ataque político contra Charlie Kirk. “Um jovem que é de uma posição política aparentemente do lado do atual presidente dos EUA (mas pouco importa) levou um tiro. E é curioso notar, porque há uma ideia segundo a qual anistia, o perdão, é igual a paz. E foi feito o perdão nos EUA, mas não há paz”, disse.
O impacto do comentário está ligado à importância de Kirk no cenário político norte-americano. O comentarista é figura central do movimento MAGA (Make America Great Again), com papel ativo na mobilização de jovens eleitores e mantendo proximidade com o ex-presidente Donald Trump e seu círculo político.
O episódio reacende especulações sobre a possibilidade de sanções contra Flávio Dino pelo governo americano.
No contexto, o ministro mencionou o perdão concedido a cerca de 1.500 pessoas que participaram da invasão ao Capitólio, sugerindo que a medida não teria contribuído para a pacificação.
*Com informações da CNN
Leia mais: Trump é visto como peça-chave na reação bolsonarista contra condenação no STF