O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar, nesta terça (9), o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Polícia Federal, em Manaus (AM), que tem recursos previstos de R$ 37 milhões. A unidade promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.
Em coletiva nesta segunda (8), o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, delegado federal Humberto Freire, em divulgação feita pelo governo, destacou que a inauguração do CCPI Amazônia representará um divisor de águas no combate ao crime organizado e na proteção da floresta.
“O centro funcionará de forma permanente, integrando esforços nacionais e internacionais. Além disso, os esforços integrados buscam à descapitalização e o mapeamento das cadeias produtivas ilegais”, afirmou.
O diretor afirmou que haverá oficiais de ligação dos nove estados amazônicos e também dos nove países amazônicos, sob coordenação do Brasil. O centro contará com apoio da Interpol (entidade policial internacional), Europol (agência europeia) e Ameripol (agência das Américas).
Humberto Freire entende que o centro vai poder formar uma rede de combate a diferentes tipos de crimes, além de possibilizar o mapeamento das cadeias produtivas ilegais.
Ao mesmo tempo, o governo entende que essa inauguração será uma porta para que outros programas de desenvolvimento e de investimento em educação possam chegar às regiões mais distantes.
À tarde, às 15h, o presidente visitará o Píer da Estação Naval do Rio Negro, onde dará início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado e entregará a Infovia 04, que liga Boa Vista (RR) ao Amazonas. O evento, porém, terá acesso restrito apenas à imprensa de imagem.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais: Lula desembarca em Manaus para agendas oficiais em meio a polêmicas na Amazônia