A Polícia Federal (PF) dispõe de uma cela especial temporária pronta para uso em caso de eventual prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje cumpre recolhimento domiciliar.
O espaço fica no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, no Setor Policial Sul, em Brasília. Trata-se de uma sala adaptada para funcionar como cela, equipada com cama, mesa de trabalho, cadeira, televisão e banheiro privativo. O modelo segue o padrão da sala que recebeu o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2018 e 2019, na sede da PF em Curitiba.
A prerrogativa de salas especiais para ex-presidentes já foi observada também no caso de Fernando Collor de Mello, que ficou detido temporariamente em Maceió (AL), na sala do diretor do presídio estadual. Juristas apontam que esse tipo de custódia diferenciada é prevista em razão do cargo anteriormente ocupado.
No Distrito Federal, o espaço passou a ser chamado por policiais de “cela de Bolsonaro”. Embora preparado há mais de três meses, a PF ressalta que não foi montado especificamente para ele, mas sim para atender a eventual necessidade de custódia individual de autoridades.
*Com informações da CNN
Leia mais: Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano