31.3 C
Manaus
sexta-feira, agosto 22, 2025

MP-AM instaura procedimento para acompanhar se Amazonas Energia reestabeleceu serviços em comunidades do Rio Madeira

Ministério Público quer garantir cumprimento do cronograma da Amazonas Energia, que prevê normalização total do serviço até outubro de 2025

Por

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Manicoré, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o fornecimento de energia elétrica em comunidades ribeirinhas da parte inferior do Rio Madeira. A medida foi formalizada pela Portaria nº 2025/0000140279, assinada pela promotora de Justiça Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho.

De acordo com o documento, a instauração do procedimento tem como objetivo fiscalizar a execução do cronograma apresentado pela concessionária Amazonas Energia S/A, que prevê a normalização completa do serviço até 31 de outubro de 2025. O MP-AM destacou que a energia elétrica é um serviço público essencial, indispensável à dignidade humana e ao acesso a direitos básicos como saúde, educação e segurança alimentar.

A portaria cita que desde abril de 2025 comunidades do Rio Madeira sofrem com interrupções no fornecimento. A promotoria determinou que a Amazonas Energia comprove, em até dez dias, se o serviço foi restabelecido na comunidade do Ribamar, conforme previsto para 4 de agosto. Caso o prazo não tenha sido cumprido, a concessionária deverá apresentar justificativa técnica detalhada e novo prazo, além de informar medidas emergenciais adotadas para reduzir os prejuízos à população.

O MP-AM também notificou o denunciante para ciência do cronograma. O procedimento seguirá em acompanhamento até que a concessionária comprove a normalização do serviço em todas as comunidades atingidas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -