Com a oficialização da federação entre os partidos União Brasil (UB) e Progressista (PP), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) ganhou uma nova bancada, composta por oito vereadores. Com esse número, a bancada do ‘União Progressista’ passa a ser a maior da Casa.
No Amazonas, a sigla será liderada pelo governador Wilson Lima (UB), que esteve presente na cerimônia que formalizou a federação, nessa terça-feira (19). Com a confirmação, a federação funcionará como uma única sigla pelos próximos quatro anos, compartilhando Fundo Partidário, tempo de televisão e programa eleitoral.
Sendo assim, a bancada do União Brasil e Progressista agora será uma única bancada. Atualmente, o União Brasil tem seis vereadores: Marco Castilhos, Everton Assis, Diego Afonso, Aldenor Lima, Saimon Bessa e Professora Jaqueline, enquanto o Progressistas conta com Rodrigo Guedes e Rodrigo Sá.
Com o quantitativo de oito vereadores, a bancada do União Progressista ultrapassa a atual liderança do Avante, que possui sete parlamentares.
Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a federação não alterara o equilíbrio, já que o Progressistas não elegeu representantes no último pleito. A maior bancada continua sendo do União Brasil, com seis deputados: Roberto Cidade, Joana Darc, Adjunto Afonso, George Lins, Mário César Filho e Thiago Abrahim.