30.3 C
Manaus
quinta-feira, agosto 14, 2025

Alunos da UEA participam do 31º Festival Brasileiro de Trombonistas no Rio de Janeiro

Tubones Coral leva experiências acadêmicas e musicais do Amazonas para evento internacional de trombone

Por

O Tubones Coral, projeto da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), representará o Amazonas na 31ª edição do Festival Brasileiro de Trombonistas, que será realizado de 19 a 23 de agosto no Rio de Janeiro. O grupo de 14 alunos apresentará repertório que valoriza a música brasileira e os compositores do estado, além de participar de masterclasses e concertos com trombonistas nacionais e internacionais.

O coral, composto por 14 alunos, prepara-se para apresentar um repertório que destaca a riqueza da música brasileira, com um olhar especial para os compositores do Amazonas. O grupo busca valorizar as tradições locais e o impacto dos artistas de diferentes regiões na construção da identidade sonora do Brasil.

Para o maestro coordenador do coral e pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Fábio Carmo, a participação em um festival de grande porte, com a presença dos maiores instrumentistas do mundo, é de grande importância para a vida acadêmica dos alunos. “Participar de eventos com grandes músicos é essencial para o crescimento do aluno que, ao final do curso, deve ser capaz de preparar repertório, tocar e apresentar trabalhos científicos, além de trazer novas referências do trombone para a Amazônia e para o Brasil”, afirmou o maestro.

O festival é promovido pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e contará com uma programação repleta de masterclasses, recitais, aulas, palestras, ensaios e grandes concertos. A expectativa é reunir mais de 200 trombonistas de diversos estados brasileiros, além de convidados nacionais e internacionais. Entre os nomes confirmados, destacam-se os artistas Joelma da Silva Melo (MG), Marlon Barros (PE/PB), Joabe Reis (ES/RJ) e Bruno Caminha (CE). Participações internacionais incluem Alan Carr (EUA), Angelo Cassanello (Chile), Otávio Gaillard-Correa (Fra/Bra), entre outros.

Sobre o festival

Criada no dia 10 de outubro de 1995, a ABT buscou proporcionar encontros anuais contendo concertos, master classes, seminários sobre pedagogia do instrumento e uma assembleia geral onde seriam discutidos o futuro da associação e da arte. O festival brasileiro de trombonistas percorreu todas as regiões do Brasil ao longo de suas edições. Em 2025, retorna à capital fluminense fortalecendo os vínculos com instituições de ensino superior, projetos de formação musical e políticas públicas voltadas ao fortalecimento das bandas e orquestras no país.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -