Um projeto de lei de autoriza da deputada estadual Débora Menezes (PL) causou polêmica nos últimos dias. Isso porque a proposta, supostamente, previa tornar o hino da Paraíba como símbolo do Amazonas. Após a repercussão negativa do PL, a deputada justificou que a polêmica se deu por um ‘erro de digitação’.
A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo N. 678/2025. O texto propõe a valorização dos “Símbolos Nacionais e Estaduais” nas escolas públicas amazonenses.
Com uma falha na correção do gabinete da deputada, o documento registrado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam indicava o Hino da Paraíba e o hasteamento da Bandeira do Estado da Paraíba, respectivamente.
De acordo com a deputada, esses dispositivos deveriam mencionar símbolos regionais, como o Hino do Amazonas e a Bandeira do Estado do Amazonas, para aplicação nas escolas públicas do estado.
Após a repercussão do projeto, a assessoria da deputada afirmou que houve um equívoco e informou que as correções necessárias seriam feitas para adequar o projeto ao contexto local.
“Houve um erro de edição no momento do protocolo do projeto no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), já devidamente corrigido”, afirmou a equipe por meio de nota.
Leia mais: Viúvo de biomédica chama vereadores de ‘ratos’ e causa polêmica na CMM