28.3 C
Manaus
quinta-feira, agosto 7, 2025

“Tem que pedir ajuda dos EUA?”: Vereadores cobram ações públicas após incêndio em fábrica

Os parlamentares destacaram que é necessário reforçar o Corpo de Bombeiros do Amazonas

Por

O incêndio em uma fábrica do Distrito Industrial – que já dura 24 horas – foi repercutido na sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (6). Os parlamentares enfatizaram a importância de reforçar o Corpo de Bombeiros do Amazonas, para situações de incêndio de grande porte.

O assunto foi levantado pelo vereador Capitão Carpê (PL), que apresentou uma indicação de convocação para buscar informações sobre os convocados no concurso do Corpo de Bombeiros.

“O que aconteceu em Manaus nos trouxe um alerta que precisamos impulsionar, cada vez mais, essa instituição. […] Temos um quadro de 800 pessoas prontas, quero fazer um apelo ao governador, ao comandante geral dos bombeiros, para que olhem com atenção o cadastro reserva”, afirmou.

O vereador Zé Ricardo (PT) afirmou que o incêndio em uma fábrica no Distrito Industrial expôs a vulnerabilidade do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios de grande proporção, e cobrou que a situação seja enxergada com prioridade pelo Governo do Amazonas.

“Estamos no maior Polo Industrial do norte do país […], esse incêndio mostrou a situação vulnerável que temos ao enfrentamento […]. Dias atrás teve entrega de equipamentos com recursos do governo Lula, mas acho que o governo do Estado precisa ter uma preocupação efetiva”, pontuou.

No discurso, o vereador Rodrigo Guedes (PP) destacou que, apesar da recente convocação de aprovados para o Corpo de Bombeiros, a medida ainda é insuficiente para atender às necessidades do Amazonas. O parlamentar reforçou que o fortalecimento da corporação deve ser tratado como prioridade, especialmente diante da aproximação do período de estiagem, que aumenta os focos de incêndio em áreas florestais.

“É óbvio que a convocação foi um passo importante, não podemos ignorar. Mas também não podemos ignorar que não é suficiente para o maior estado da federação”, comentou.

O vereador Gilmar Nascimento (Avante) questionou a estrutura de trabalho do Corpo de Bombeiros após o incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial. Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (6), o parlamentar chegou a indagar se o Amazonas precisará recorrer a outros estados — ou até a países estrangeiros — para reforçar o combate a incêndios.

“Esse incêndio demonstrou a vulnerabilidade que Manaus sofre. […] Como um incêndio de uma fábrica passa o tempo todo pegando fogo e de repente a gente assiste? Tem que pedir ajuda de onde, dos Estados Unidos?”, questionou.

Incêndio

Durante as ações desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), garantiu que não há mais riscos do fogo se espalhar para outras instalações das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia.

Os bombeiros estão utilizando água e espuma sintética para combater as chamas. Durante a madrugada, um drone foi usado para auxiliar os militares.

Durante visita ao local, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que a autarquia irá auxiliar nos trâmites necessários à recuperação das empresas.

Leia mais: Governo do Amazonas monta força-tarefa e controla incêndio de grandes proporções em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -