26.3 C
Manaus
sexta-feira, agosto 1, 2025

Debate Político: Tadeu de Souza fala sobre gestão, bastidores políticos e eleições 2026

O vice-governador do Amazonas foi o entrevistado da semana no programa Debate Político

Por

O programa Debate Político, do portal O Convergente, recebeu o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, na nesta terça-feira (29). A entrevista, conduzida pela jornalista Letícia Barbosa, foi exibida pelo canal 8.2 da TV aberta e pelo YouTube da Rede Onda Digital. O programa vai ao ar semanalmente às terças-feiras, às 20h30.

A entrevista trouxe reflexões sobre gestão pública, desafios institucionais, expectativas eleitorais e desenvolvimento estratégico do estado.

“É a primeira vez que eu exerço um cargo político […]. Costumo falar que entrei na política no andar de cima, estou há mais de 30 meses no cargo e tem sido bastante desafiador […]. Faço um trabalho que não está no dia a dia, mas é um trabalho de aproximação, de acompanhamento junto às secretarias e os programas de ações do governo”, disse.

Para Tadeu, o exercício da vice-governadoria representa não apenas um papel institucional, mas também um momento de aprendizado e devolutiva à sociedade. “Eu sei que a vida do político tem prazo de validade […] Para mim, é um enriquecimento pessoal, profissional e uma forma de retribuir tudo o que a vida me deu. Vejo esse momento de muita entrega e dedicação ao interesse público”, pontuou.

Reindustrialização do setor naval

Durante a entrevista, Tadeu de Souza também defendeu a retomada do protagonismo do Amazonas no setor naval, especialmente considerando a importância estratégica dos rios como vias de transporte na região.

“Teve um momento, na década de 80, que o Amazonas liderava o setor naval […] e acabou sendo desincentivado por falta de crédito”, lembrou. Segundo ele, há atualmente uma articulação entre o Governo do Estado, instituições federais e bancos internacionais para potencializar a atividade, retomando seu papel como eixo de desenvolvimento logístico e econômico.

Telessaúde como legado

Outro ponto abordado com ênfase pelo vice-governador foi a remodelagem do sistema de saúde estadual. Para ele, a adoção de tecnologias como a telessaúde e a ampliação de serviços de imagem nos municípios tem o potencial de transformar a forma como a saúde pública é ofertada no Amazonas.

“Acho que isso impacta muito na eficiência do gasto público […] Esse é o tipo de projeto que vai marcar esse período e será um grande legado da gestão”, avaliou.

Defesa da BR-319 e futuro da Zona Franca

Questionado sobre infraestrutura e integração nacional, Tadeu defendeu que a BR-319 — rodovia que liga Manaus a Porto Velho — seja tratada com prioridade pela Presidência da República.

“A BR-319 é um assunto que deveria ser tratado diretamente no gabinete do presidente da República”, afirmou. Ele ainda alertou para os impactos da ausência de uma ligação terrestre com o restante do país, especialmente diante do crescimento populacional projetado para o Amazonas até 2030.

Sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), ele demonstrou otimismo com os próximos anos. “A partir de 2032, possivelmente, o único lugar do Brasil que vai ter incentivos é a Zona Franca de Manaus […]. Vejo um período de muita estabilidade e um futuro muito promissor”, declarou. Segundo ele, segmentos industriais vocacionados à ZFM devem ser atraídos nos próximos anos.

Eleições 2026

Ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir o Governo do Amazonas caso o governador Wilson Lima se afaste do cargo, Tadeu de Souza adotou cautela.

“Talvez as pessoas tenham muito mais expectativas do que eu. Hoje, estou em um processo de me aprofundar na gestão […]. Eu preciso estar preparado caso isso ocorra, mas eu foco muito no papel de vice”, disse, ressaltando que não trabalha com “expectativa excessiva” sobre essa possibilidade.

Ao ser questionado sobre os rumores de uma suposta saída do Avante, o vice-governador negou. ‘’Eu sou do Avante, eu sou presidente do diretório municipal, David [Almeida] é presidente do diretório estadual. Estive com o David nas eleições de 2018, ele participou da eleição por um partido conjunto de outros partidos. Na eleição de 2024 também havia um conjunto de partidos’’, comentou.

Ele também afirmou que, independentemente de ocupar o cargo de governador em 2026, estará presente nas articulações políticas do grupo ao qual pertence. “Meu grupo político em 2026, independente de eu estar no cargo de governador ou não, participará das eleições […] Estarei como membro de um grupo político participando das eleições de 2026”, garantiu.

Jogo das Cartas

No tradicional “Jogo das Cartas”, Tadeu foi convidado a comentar sobre nomes da política local. A primeira imagem sorteada foi a do deputado federal Alberto Neto (PL).

Na opinião do vice-governador, o parlamentar deveria deixar de lado os embates ideológicos e concentrar-se na defesa dos interesses do povo do Amazonas. “Penso que a força que ele tem no flanco ideológico que ele representa, ele poderia fazer um pouquinho mais pelo Amazonas. Deixar os embates ideológicos de lado e empunhar a bandeira do Amazonas”, apontou.

Ao falar sobre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o vice-governador foi direto: “Eu tenho um vínculo pessoal com ele, ele é meu líder político […]. Acho que ele está preparado e tem essa capacidade de liderar a cidade, formar equipe”, elogiou.

Sobre a empresária Maria do Carmo Seffair (PL), Tadeu ponderou: “Acho que é natural que isso aconteça, temos vários estados que estão sendo geridos por perfis que vieram da iniciativa privada […]. A gestão pública é diferente de quem é militante da iniciativa privada”.

Confira o programa na íntegra:

Leia mais: Debate Político: Alberto Neto critica STF, defende Bolsonaro e reforça foco em 2026

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -