25.3 C
Manaus
terça-feira, julho 29, 2025

Maioria dos brasileiros não acredita em influência de Trump sobre inelegibilidade de Bolsonaro, diz pesquisa

Uma pesquisa Genial/Quaest apontou que 59% dos brasileiros não vê chances de o ex-presidente Jair Bolsonaro reverter sua inelegibilidade com o apoio de Donald Trump

Por

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que a maioria dos brasileiros não vê chances de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reverter sua inelegibilidade com o apoio de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, 59% dos entrevistados não acreditam que Trump tenha influência suficiente para mudar o cenário jurídico-eleitoral de Bolsonaro. Por outro lado, 31% acham que o norte-americano pode sim ajudá-lo a recuperar os direitos políticos. Outros 10% não souberam ou preferiram não opinar.

O estudo ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 13 de julho, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Bolsonaro está inelegível até 2030, após duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira, em junho de 2023, ocorreu por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após o então presidente atacar o sistema eleitoral em reunião com embaixadores. Em seguida, veio nova condenação por abuso de poder político e econômico, pelo uso das comemorações do Bicentenário da Independência, em setembro de 2022, durante o período eleitoral.

A pesquisa também analisou as respostas conforme o voto no segundo turno da eleição de 2022. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 69% não veem influência de Trump para mudar a inelegibilidade de Bolsonaro, enquanto 23% acreditam que o norte-americano teria esse poder. Já entre os bolsonaristas, o cenário é de divisão: 46% confiam na influência de Trump, e 45% não. Outros 9% não souberam responder.

Entre os que anularam, votaram em branco ou se abstiveram, 27% acreditam que Trump poderia ajudar Bolsonaro, mas 59% descartam essa possibilidade. Os que não opinaram somam 14%.

*Com informações da Rede Onda Digital

Leia mais: Possível candidatura de Michelle Bolsonaro à presidência pode ser ‘só barulho’, diz analista

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -