31.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 17, 2025

Deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que apoiam o comércio e o empreendedorismo

Entre as medidas de destaque está a Lei nº 5.787/2022, que criou o Código de Defesa do Empreendedor do Estado do Amazonas

Por

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tem reafirmado seu compromisso com o fortalecimento do comércio local e com a geração de emprego e renda no Estado, por meio de iniciativas legislativas voltadas ao fomento da atividade empreendedora. Entre as medidas de destaque está a Lei nº 5.787/2022, que criou o Código de Defesa do Empreendedor do Estado do Amazonas, marco legal que garante mais liberdade econômica, segurança jurídica e estímulo à livre iniciativa.

O Código de Defesa do Empreendedor, apresentado em coautoria com o deputado Adjuto Afonso (UB), estabelece diretrizes para assegurar que o Estado atue como parceiro do setor produtivo, reduzindo burocracias, facilitando o ambiente de negócios e promovendo ações que garantam a estabilidade e o crescimento sustentável dos empreendedores amazonenses.

Para o presidente Cidade, a legislação representa um passo importante rumo ao fortalecimento da economia local com justiça social. “Empreendedor é uma peça-chave para movimentar a economia e gerar empregos. É papel do Estado garantir as condições para que ele atue com liberdade e segurança jurídica, por isso destaco nossas leis e atuação parlamentar. É importante que possamos contribuir com esse segmento também”, defendeu.

Outra iniciativa relevante do parlamentar é a Lei nº 6.292/2023, que institui a Política Estadual de Incentivo a Feiras Gastronômicas e à Comercialização de Alimentos em Veículos Adaptados, conhecidos como “Food Trucks”.

A norma regulamenta e estimula esse tipo de comércio, promovendo uma alternativa criativa, moderna e acessível para pequenos empreendedores que desejam atuar no segmento de alimentação fora do lar.

O objetivo da indicação do deputado Roberto Cidade ao Governo do Estado é criar um ambiente mais favorável para que microempreendedores possam atuar legalmente, com respaldo institucional e maior visibilidade.

“Esses profissionais merecem apoio para empreender com dignidade, gerando renda para suas famílias e experiências gastronômicas para a população, sem deixar de lado todas as prerrogativas necessárias para a oferta de alimentos com qualidade e higiene”, destacou o presidente da Aleam.

Coautor

Na esteira do empreendedorismo, o deputado-presidente também é coautor das Leis nº 6.263/2023, que institui o Código de Defesa do Cooperado do Amazonas; nº 6.269/2023, que institui diretrizes estaduais para o tratamento jurídico diferenciado e simplificado dos Microempreendedores Individuais, das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, em conformidade com a Constituição Federal; e nº 6.268/2023, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade, e define seus princípios, objetivos e ações.

“O cooperativismo e o empreendedorismo são temas de nosso interesse e, em um momento em que precisamos aquecer a nossa economia, é importante legislarmos sobre esses setores que têm tantas condições de avançar. É preciso criar mecanismos de incentivo, e isso está sendo feito por meio dessas leis”, finalizou.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -