26.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 17, 2025

“Resultado da gestão dos Almeidas”, dispara Alberto Neto após Manaus não atingir meta de alfabetização

Dados divulgados pelo Inep revelam que apenas 50,13% das crianças da rede pública de Manaus foram consideradas alfabetizadas

Por

Após a repercussão do desempenho negativo da educação de Manaus em relação à meta de alfabetização estabelecida para 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), o ex-candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (PL) atribuiu o resultado ao que classificou como “abandono da educação” por parte da gestão do prefeito David Almeida (Avante).

Conforme noticiado por O Convergente, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que apenas 50,13% das crianças da rede pública de Manaus foram consideradas alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental — percentual abaixo da meta de 56,8%.

Nas redes sociais, Alberto Neto criticou a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que até a metade de 2024 esteve sob o comando de Dulce Almeida, irmã do prefeito. “Será que a Prefeitura de Manaus está investindo pesado na educação? Será que está investindo nos professores? Será que está reestruturando nossas escolas?”, questionou.

Ele também denunciou supostos desvios de recursos do Fundeb. “Na prática, sabe o que rolou? Foi desvio de finalidade do recurso do Fundeb. R$ 41 milhões que eram para a educação foram para a saúde, para a Manausmed. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, Manaus perdeu R$ 53 milhões do Fundeb por falta de transparência”, afirmou.

O deputado federal ainda comparou o desempenho da capital com o do município de Humaitá, que, segundo ele, obteve um resultado superior. “Eu disse que onde não tem transparência, tem corrupção. Não tem desculpa. Podemos comparar Manaus com o município de Humaitá. Manaus é a quinta cidade mais rica do Brasil e Humaitá, com muito menos recurso, bateu a meta”, destacou.

Para Alberto Neto, o resultado negativo da educação municipal reflete diretamente a atuação da atual gestão. “Isso é resultado do abandono da educação, resultado da gestão dos Almeidas”, disparou.

O Convergente já havia procurado a Prefeitura de Manaus para comentar as declarações do deputado, mas, até o momento, não houve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: TCE-AM determina auditoria no Fundeb de 2023 por suspeitas de fraudes na Semed de Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -