24.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 10, 2025

Debate Político: Fausto Jr fala sobre BR-319, CPMI do INSS e eleições de 2026

O deputado federal foi o entrevistado da semana no programa Debate Político

Por

O programa Debate Político, do portal O Convergente, recebeu o deputado federal Fausto Jr. (UB), nesta terça-feira (8). A conversa, conduzida pela jornalista Letícia Barbosa, foi ao ar pelo canal 8.2 da TV aberta e no YouTube da Rede Onda Digital, com exibição semanal às terças-feiras, às 20h30.

No primeiro momento da entrevista, o deputado comentou sobre o aumento do IOF, assunto que vem sendo bastante discutido no cenário nacional. De acordo com ele, a narrativa de que o aumento do imposto seria para taxar super ricos não condiz com a realidade, uma vez que afetará toda a população.

“É lamentável essa narrativa de que o aumento do IOF veio para taxar os super ricos. O IOF pega toda a população, porque todos têm cartão de crédito, precisam de um empréstimo […]. Você aumentar o IOF é aumentar a inflação, diminuir o poder de compra da população”, disse.

“Você governar com 40 ministérios, é claro que o governo vai gastar muito, precisamos enxugar e não aumentar os impostos e repassar essa conta para o povo da população”, completou.

O deputado também comentou sobre a CPMI do INSS. Rumores dos bastidores políticos apontam que o senador Omar Aziz (PSD) é forte candidato para a presidência da Comissão. Sobre isso, Fausto Jr alegou que os partidos ainda estão em tratativas para definir os membros.

“É uma questão que os partidos vão definir entre si, cada partido vai indicar seus representantes, seja no Senado ou na Câmara. Ainda está muito no campo das especulações, torcemos para que seja feito um trabalho exitoso e sério”, afirmou.

BR-319

Uma pauta que também é bastante defendida pelo deputado federal é a BR-319. Na opinião dele, a ministra Marina Silva assume um posicionamento contrário aos moradores da Amazônia, uma vez que não colabora com o desenvolvimento sustentável, por meio da rodovia.

“Percebemos que ela faz parte de um grupo de ambientalistas que não tem nenhuma preocupação com o povo que vive na Amazônia, quem guarda e protege a floresta. Eles estão preocupados em sair em capa de revista, preocupados em falar bonita para pessoas de grande centros”, avaliou.

Para Fausto Jr, o problema também é do presidente Lula (PT), que ainda mantém Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente, mesmo com o pensamento contra a BR-319.

“Muito mais do que a ministra Marina Silva, que já sabemos como ela é, é quem sustenta ela no cargo, não só ela, mas toda sua equipe. […] O presidente Lula deveria ter esse compromisso, uma vez que os estados que mais sofrem com as ações do Ministério do Meio Ambiente, são os estados que ele teve uma votação expressiva, ele não respeita nem os seus eleitores”, comentou.

Zona Franca

O deputado federal também falou sobre Zona Franca de Manaus. Segundo ele, é preciso que todo amazonense defenda o modelo econômico.

“É legítimo que o Amazonas defenda o seu. Existe um interesse econômico muito grande de tirar a Zona Franca daqui, porque existe sim uma dificuldade de logística muito grande, mas é por isso que as grandes empresas estão aqui, para compensar essa dificuldade, a intenção da Zona Franca foi essa”, disse.

Segundo Fausto Jr, outras atividades econômicas que possam surgir no Amazonas são um complemento da receita, diferente da Zona Franca, que é a principal matriz.

“As outras atividades econômicas são importantes, mas elas vêm para complementar a nossa Receita. A Zona Franca é algo que não podemos abrir mão. […] É uma pauta que não tem pai da criança, independente do partido e posição ideológica, é uma pauta que a bancada tem que se unir e defender”, comentou.

Eleições 2026

Em comentário sobre a eleição 2026, Fausto Jr afirmou que o processo foi antecipado devido a ansiosidade de alguns políticos. “Eu já acho ruim o Brasil parar em um ano de eleição, não podemos transformar isso em dois anos de eleição”, opinou.

Durante entrevista ao programa Debate Político, o deputado federal ainda comentou sobre a possibilidade de disputar a reeleição em 2026.

Segundo ele, embora esteja focado em concluir seu primeiro mandato, a reeleição já está no radar. No entanto, reforçou que sua prioridade é continuar cumprindo o papel que a população lhe confiou em Brasília.

“Então sim, pensamos em uma reeleição. Apesar de não falar disso agora, estamos preocupados em concluir o mandato da melhor forma possível, para que no momento da eleição, possamos pedir esse voto de confiança novamente”, disse.

Jogo das Cartas

A primeira imagem sorteada pelo deputado federal no Jogo das Cartas foi a do senador Omar Aziz (PSD). De acordo com ele, o trabalho do parlamentar tem sido importante para o Amazonas, além de comentar sobre as movimentações de Aziz para 2026.

“Fica muito confortável para aqueles que não tem que renunciar e nem assumir anunciar a pré-candidatura, isso dá uma vantagem para antecipar as suas movimentações. […] Não podemos contaminar nosso trabalho somente com pensamento eleitoral”, opinou.

Ao sortear a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado foi questionado sobre a polarização no Brasil. “A questão da polarização está muito forte, mas eu acredito que o povo não está preocupado com direita e esquerda, está preocupado com o poder de compra”, disse.

Na análise feita sobre a gestão do prefeito David Almeida (Avante), o deputado apontou que os problemas de Manaus são os mesmos de 20 anos atrás, mas que é necessário apresentar soluções para ajudar a Prefeitura de Manaus.

“Os mesmos problemas que você enxerga hoje, são problemas de 20 anos atrás […]. Não é porque eu não estive no palanque o prefeito que eu vou ficar na cômoda posição de apontar os problemas sem apresentar soluções”, apontou.

Leia mais: Debate Político: Marcelo Ramos critica “lacração” na política e comenta corrida ao Senado

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -