25.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 10, 2025

Cobertura vacinal em Manaus será fiscalizada pelo Ministério Público

MP do Amazonas instaura procedimento para acompanhar índices de vacinação contra febre amarela na capital, que estão abaixo da meta nacional

Por

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a cobertura vacinal contra a febre amarela em Manaus. A medida foi motivada pela baixa adesão à vacinação na capital amazonense, que registra 77,9% de cobertura, número inferior à meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.

A ação é conduzida pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP). A iniciativa integra um esforço mais amplo do órgão para garantir a imunização adequada da população diante dos riscos epidemiológicos na Região Norte.

Cobertura preocupa entre crianças menores de um ano

Em resposta à solicitação do MP, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vacina contra febre amarela está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para pessoas entre 9 meses e 60 anos. Crianças entre 6 e 8 meses e adultos com mais de 60 anos também podem ser vacinados, desde que haja risco epidemiológico.

A pasta apresentou dados específicos da cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano, grupo considerado prioritário. A taxa foi de 68,48% em 2024 e subiu para 74,05% em 2025, mas ainda está abaixo do ideal.

A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também foi acionada pelo MPAM para prestar esclarecimentos sobre as estratégias estaduais de vacinação contra a febre amarela. A fundação solicitou e obteve prorrogação de 15 dias para responder ao órgão ministerial.

Com informações da assessoria

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -