31.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 9, 2025

Com resistência de Lula, Congresso pode promulgar aumento de deputados sem sanção presidencial

O projeto, já aprovado pelo Congresso, eleva o número de deputados federais de 513 para 531

Por

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta terça-feira (8) que irá promulgar imediatamente o projeto de lei que amplia o número de deputados federais, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decida não sancionar a proposta.

“Se chegar [para promulgação] às 10h da manhã, será promulgado 10h01”, declarou Alcolumbre.

A declaração ocorre após o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmar, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que é “pouco provável” que Lula sancione a proposta. “Essa é uma reflexão que o presidente tem que fazer, dada a sua responsabilidade”, disse o ministro na segunda-feira (7).

O projeto, já aprovado pelo Congresso, eleva o número de deputados federais de 513 para 531. Uma emenda incluída pelo Senado estabelece que a ampliação não resultará em aumento de despesas para o poder público.

Apesar disso, especialistas apontam que a mudança pode gerar efeitos em cascata, com possível ampliação do número de cadeiras nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, além de abrir margem para o aumento do teto de emendas parlamentares.

*Com informações da CNN

Leia mais: Marina Silva volta ao Senado após polêmica com senadores do Amazonas

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -