A professora e pesquisadora Tanara Lauschner foi oficialmente nomeada reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 1º de julho. Ela assume o cargo nesta quinta-feira (3), com mandato de quatro anos, e tomará posse em cerimônia oficial marcada para a sexta-feira (4), às 19h, no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário, em Manaus.
Tanara foi eleita reitora em segundo turno no dia 14 de abril, pela chapa “Mudança!”, ao lado do professor Geone Maia Corrêa, eleito vice-reitor. A chapa obteve 53,56% dos votos da comunidade universitária, composta por docentes, discentes e técnicos administrativos.
Veja também: Com 52,86% dos votos, Tanara Lauschner vence eleições para reitora da Ufam
Trajetória acadêmica e institucional
Engenheira eletricista formada pela Ufam (1998), Tanara possui mestrado em Ciência da Computação pela UFMG (2002) e doutorado em Informática pela PUC-Rio (2010). É professora do Instituto de Computação da Ufam desde 2002 e tem uma longa trajetória de liderança acadêmica e administrativa. Foi diretora do Instituto entre 2017 e 2021 e atuou como pró-reitora de Inovação Tecnológica da universidade.
Tanara também contribuiu para a criação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/Ufam), o primeiro da região Norte e atualmente avaliado com nota 6 pela CAPES. Ela teve papel de destaque na revisão da Lei de Informática (8.387/1991), defendendo a destinação obrigatória de recursos para instituições públicas de ensino e pesquisa.
Inovação, inclusão e atuação internacional
Durante sua carreira, Tanara coordenou o Projeto SUPER (Samsung/Ufam), voltado à educação e pesquisa em tecnologia, e foi uma das idealizadoras do ICOMP-Tech, laboratório voltado à incubação de startups tecnológicas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Forte defensora da inclusão de mulheres na ciência, é consultora voluntária do Programa Meninas Digitais e cofundadora do Cunhantã Digital, iniciativa voltada ao empoderamento feminino por meio da tecnologia.
Foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) de 2017 a 2023 e integrou conselhos de instituições como a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) e a Softex. Entre 2019 e 2023, coordenou o Fórum da Internet no Brasil e participou da criação de editais nacionais para Centros Avançados de Inteligência Artificial, promovidos pela FAPESP e CGI.br.
Reconhecida também internacionalmente, foi eleita para o Board da Association for Computing Machinery (ACM), uma das mais prestigiadas organizações de computação do mundo.
Compromisso com ética e direitos digitais
Na área de pesquisa, Tanara atua principalmente com privacidade e proteção de dados, ética em computação, informática na educação e políticas públicas para ciência e tecnologia. Seu mandato se inicia em um momento decisivo para o fortalecimento da ciência na Amazônia e para o enfrentamento dos desafios da educação pública superior.
Com uma trajetória pautada por inovação, inclusão e excelência acadêmica, Tanara assume a reitoria da Ufam como a primeira mulher eleita para o cargo após consulta pública direta à comunidade universitária — um marco para a maior universidade da região Norte.