23.7 C
Manaus
sábado, maio 17, 2025

Suposta irregularidade em concurso leva TCE-AM a cobrar resposta de Prefeitura de Urucará

A representação apontou "graves ilegalidades, omissões e afrontas a direitos fundamentais" no processo

Por

A Prefeitura de Urucará, comandada pelo prefeito Bosco Falabella, deve prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) após o órgão acatar uma representação que apontou supostas irregularidades que teriam sido cometidas no edital do concurso público do município. A informação consta no Diário do TCE, edição do dia 15 de maio.

De acordo com a decisão monocrática publicada no diário, o edital teria violado a legislação federal e estadual, além de ter, supostamente, descumprido tratados internacionais de direitos humanos.

O concurso público da Prefeitura de Urucará previa 150 vagas de nível superior. O relator do processo, Alber Furtado de Oliveira Junior, apontou que o denunciante apontou “graves ilegalidades, omissões e afrontas a direitos fundamentais”.

Entre as supostas irregularidades apresentadas ao TCE-AM, estão a falta de reserva de vagas para pessoas com deficiência, ausência de cotas para candidatos negros e indígenas, negativa de isenção de taxa para PCDs.

A denúncia ainda citou inércia prolongada do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que, segundo a denúncia, não emitiu a recomendação ou “tomou qualquer providência para corrigir as omissões do edital”. Conforme relatado, tal ação poderia configurar como possível prevaricação e conflito de interesse.

A medida cautelar propôs a suspensão imediata do concurso, para evitar dano irreparável ao município. Antes de acatar sobre a decisão, o relator afirmou que seria necessário dar o direito de resposta aos denunciados, “no intuito de obter elementos que permitam uma análise precisa e substancial”.

Com isso, o TCE-AM se acautelou, por ora, em relação a concessão da medida cautelar e estipulou o prazo de 5 dias – a contar da data de assinatura do documento – para que a Prefeitura de Urucará preste esclarecimentos sobre o caso.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Urucará para buscar um posicionamento a respeito da denúncia encaminhada ao TCE-AM e aguarda retorno.

Leia mais: Aleam desmente boatos sobre número de vagas em concurso público

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -