A pesquisadora Stefanie Lopes foi reeleita nesta segunda-feira, 28, para o cargo de diretora da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILDM/Fiocruz Amazônia), em Manaus. Com 53,1% do total de votos válidos, ela deve permanecer à frente da instituição pelos próximos quatros anos (2025-2029).
O Conselho Deliberativo do Instituto, em reunião extraordinária, homologou na tarde desta terça-feira, 29/04, o resultado das eleições. No total, o pleito teve a participação de 45 servidores e 108 alunos como votantes, o equivalente a 100% dos servidores e 82,4% dos alunos aptos a votar.
Veja também: Eleição Fiocruz Amazônia: comissão não atende pedido de impugnação contra atual presidente
As eleições foram realizadas de forma online nesta segunda-feira, até às 16h (horário de Manaus), envolvendo alunos e servidores da Fiocruz Amazônia. A homologação ocorreu um dia após a realização da eleição e segue agora para a oficialização pela Presidência da Fiocruz, junto ao Ministério da Saúde. A candidata concorrente, Priscila Ferreira Aquino, obteve 46,9% dos votos.
“Quero agradecer e parabenizar a comissão pelo trabalho e disponibilidade e dizer que não foi um processo fácil mas demonstrou que estamos no caminho certo em direção ao futuro e uma Fiocruz Amazônia mais forte”, destacou Stefanie Lopes.

Stefanie assumiu a direção da Fiocruz Amazônia em setembro de 2023 e ocupa o cargo desde então. Pesquisadora em saúde pública, a reitora afirma que tem como meta consolidar sua gestão na Fiocruz Amazônia como uma instituição científica estratégica, com presença marcante nos territórios e atuação social relevante.
“A minha proposta é construir uma Fiocruz Amazônia mais forte, estratégica, conectada aos territórios da Pan-Amazônia, às políticas públicas e ao SUS, uma Fiocruz comprometida com a ciência pública, a equidade e a inovação”, declarou.
Tensão
A eleição para a nova diretoria da Fiocruz Amazônia foi marcada por um clima de tensão após um pedido de impugnação, formalizado pela candidata Priscila Aquino, contra a candidatura da atual presidente da instituição, Stefani Lopes.
Segundo a denúncia, Stefani teria realizado nomeações para cargos de chefia durante o período eleitoral, prática vedada pelo regulamento da eleição e pelas diretrizes do Conselho Deliberativo da Fiocruz. A informação foi publicada pelo portal Manaós.
Biografia
Stefanie Costa Pinto Lopes é bióloga, doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação na área de parasitologia, especialmente na pesquisa sobre Plasmodium vivax e malária. É pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz e ocupa a diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia.