Uma servidora do Hospital Regional José Mendes, de Itacoatiara (AM), denunciou a suposta presença de ratos na cozinha da unidade hospitalar. Segundo vídeo, a mulher afirma que o animal teria saído da comida e entrado no ralo da pia. Em nota, a prefeitura disse que o vídeo tem “caráter simulado” e que monitora as refeições da unidade hospitalar.
Segundo a denúncia, a funcionária que registra o vídeo relata que viu o animal andando sobre a alimentação da cozinha, que estava guardada dentro de uma sacola sob a pia e que seria usada para o preparo da refeição de pacientes e servidores.
“O rato saiu daqui da proteína. Olha o que ele fez, esse buraco aberto é porque ele tava aqui dentro. Quando ele viu a luz, ele veio correndo e varou aqui”, relata a mulher, que não teve o nome divulgado.
O caso ganhou repercussão após a funcionária enviar o vídeo em um grupo de whatsapp com servidores do hospital, cujas mensagens foram divulgadas nas redes sociais.
Em uma das conversas, uma das funcionárias teme que o rato tenha mijado no frango. “Deve ter andado pelo frango e mijado. Isso é muito perigoso e sério”, escreveu.
Vale lembrar que ratos são conhecidos por serem potenciais transmissores de doenças, como a Leptospirose, Hantavirose, Salmonelose, entre outras. Os riscos são maiores para bebês, idosos e pessoas imunossuprimidas, cujos grupos estão mais vulneráveis a infecções graves devido à menor resistência imunológica.
Outro lado
Por outro lado, a prefeitura de Itacoatiara descarta a presença de animais nos alimentos do hospital. Em nota enviada à reportagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a assessoria de comunicação do município afirmou que mantém suas dependências higienizadas e informou que já foi executado o serviço de desinfecção e sanitização da unidade.
A prefeitura, contudo, não esclarece como fez a investigação sobre o vídeo, nem como ele foi produzido, assim como não especificou como é o preparo da alimentação para servidores e pacientes.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o suposto vídeo gravado no Hospital Regional José Mendes, veiculado nas redes sociais, tem caráter simulado. Ressalta-se que o Hospital, referência em média e alta complexidade, mantém suas dependências higienizadas e informa que já foi executado o serviço de desinfecção e sanitização, assegurando o controle de pragas na unidade.
As refeições oferecidas aos pacientes do Hospital são monitoradas, e em nenhum momento houve a presença de qualquer animal nos alimentos destinados à alimentação.
A Secretaria informa, ainda, que a funcionária que compartilhou o vídeo e sua equipe não foram exoneradas.
A Prefeitura repudia a divulgação de notícias falsas e a interpretação de terceiros sem a devida consulta aos canais oficiais da assessoria.”
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa