Após ter o pedido de viagem negado pela segunda vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que irá “triste” acompanhar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao aeroporto neste sábado (18). Michelle Bolsonaro irá embarcar para os EUA para acompanhar a posse de Donald Trump.
Em entrevista, Bolsonaro comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o impediu de viajar aos EUA. “Por que essa perseguição em cima de mim?”, questionou.
O ex-presidente ainda demonstrou indignação com as acusações ligadas ao tema e defendeu anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. “É uma coisa estapafúrdia e inimaginável essa questão de tentativa de golpe”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro queria viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro para acompanhar a posse do presidente Donald Trump. Ele e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, alegam que houve convite formal ao ex-presidente, enviado por e-mail. Mas o e-mail, segundo Moraes, se tratava de um “endereço não identificado” e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado. Mesmo sem uma comprovação do convite oficial, o ministro analisou o pedido de devolução do passaporte, negando-o.
*Da Redação com informações do UOL