29.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Presidente afastado da Coreia do Sul é preso por tentativa de insurreição

A prisão de Yoon Suk Yeol ocorreu em sua residência oficial em Seul

Por

Yoon Suk Yeol, presidente afastado da Coreia do Sul, foi detido nesta quarta-feira (15) sob acusações de insurreição, após declarar Lei Marcial em dezembro de 2024. A prisão ocorreu em sua residência oficial em Seul, após uma operação que envolveu cerca de 3.000 agentes de segurança.

Em dezembro, Yoon decretou Lei Marcial, alegando a necessidade de “proteger a República da Coreia de ameaças comunistas”. A medida foi amplamente criticada e rapidamente revogada pelo Parlamento, que posteriormente aprovou seu impeachment. Desde então, Yoon estava afastado do cargo, aguardando a decisão final da Suprema Corte sobre sua destituição permanente.

A detenção de Yoon enfrentou resistência de seus apoiadores, que formaram uma barreira humana em frente à residência presidencial. Apesar disso, as autoridades conseguiram cumprir o mandado de prisão, segundo a agência de notícias Yonhap. Yoon afirmou que aceitou a detenção para evitar um “potencial derramamento de sangue”, embora considere a investigação ilegal.

Este é um marco histórico na política sul-coreana, sendo a primeira vez que um presidente em exercício é preso. Yoon permanecerá detido no Centro de Detenção de Seul, onde deverá ficar em uma cela solitária. As autoridades têm 48 horas para interrogá-lo e decidir sobre a extensão de sua detenção ou possível liberação.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -