O deputado estadual delegado Péricles (PSL) foi o convidado dessa semana do quadro Debate Político, do Portal O Convergente. Durante a conversa, o parlamentar falou sobre suas ações como parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), seus projetos de emenda que garantem a realização do concurso na área de Segurança Pública, sobre o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, além de suas intenções para as eleições de 2022.
Após os episódios de ataques de vandalismo de facção que aterrorizaram a capital e municípios da região metropolitana, o deputado, que é atuante na pasta de segurança pública, falou sobre a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 03/2021, que altera o disposto no parágrafo 5º, artigo 125, da Constituição do Estado do Amazonas, retirando a restrição do porte de arma de fogo para os guardas municipais.
“Aqui no Amazonas nós tínhamos alguns entraves em relação a incluir a Guarda Municipal no sistema único de Segurança Pública, por conta disso eu apresentei uma proposta de emenda que altera o dispositivo que não permitia a alteração desse caso, a PEC foi aprovada e hoje já é permitido”, disse o delegado.
Concursos – Ainda sobre a segurança pública do Estado do Amazonas, o deputado explanou sobre seus constantes pedidos para a realização de concursos públicos voltados às polícias Civil (PC/AM), Militar (PM/AM) e Corpo de Bombeiros. De acordo com o delegado, o Amazonas possui, em média, 700 bombeiros militares na ativa para cobrir o Estado inteiro. O ideal era que fossem quatro mil homens.
Em julho, o Governo do Amazonas anunciou as comissões organizadoras e a divisão das vagas de cinco editais de concurso público para a área de segurança pública. O concurso da Polícia Civil é esperado desde 2018, mas por dificuldades orçamentárias o concurso foi postergado. Atualmente a previsão é para que tenha concurso para a PM/AM, bombeiros, PC/AM, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) e para Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
“Vi que o governador vai fazer os concursos públicos, espero que seja este ano, porque nós precisamos lançar o edital. Eu até preparei a emenda que foi aprovado na Assembleia para garantir a realização desses concursos, sei que o Ministério Público (MP-AM) também está cobrando bastante. Nós vamos continuar cobrando para que saia esse concurso para a melhoria do sistema de segurança pública”, disse o deputado.
Reeleição – Eleito em 2018 como o deputado estadual mais votado do Amazonas, com 30.573 votos, Péricles irá atrás da reeleição nas próximas eleições. “A princípio penso em ir para a reeleição, mas é muito do resultado que eu estou fazendo hoje. Sei que há um conhecimento da população em relação ao meu trabalho, que eu busco sempre manter de uma forma técnica e isenta, voltado a dar resultado à população. Se a população quiser, eu irei permanecer até para ter mais experiências e, lá na frente, pensar em voos maiores”, falou o parlamentar.
Apoiador do governo Bolsonaro, o Péricles falou que sua permanência no Partido Social Liberal (PSL) depende dos caminhos políticos que o presidente Jair Bolsonaro irá adotar, como a escolha de seu novo partido político. De acordo com o deputado, ele pretende, caso tenha condições, se filiar no mesmo partido do presidente Bolsonaro.
“Eu apoio 100% o presidente Jair Bolsonaro por convicção, por acreditar no governo Bolsonaro. A minha linha de atuação é muito parecida com a do presidente Bolsonaro. O combate à corrupção, com seriedade, com honestidade e fazendo o que dá resultado para a população. Infelizmente nós temos hoje os movimentos que ao invés de agregar, ele desagrega, então por isso não é tanta união que temos aqui no Estado do Amazonas”, opinou o delegado.
CPI da Covid – Durante a entrevista, o deputado estadual criticou a CPI da Covid, no Senado, que tem o objetivo investigar ações e omissões no combate à pandemia. Para o deputado, a comissão tem uma narrativa “mentirosa” e o verdadeiro interesse não é apurar a corrupção de desvio de dinheiro público.
“A CPI do Senado não está preocupada em apurar fatos de corrupção, está preocupada em interesses políticos. A gente vê uma condução cheia de baixaria e eu faço um comparativo do que foi realizado na CPI da Saúde, na qual eu presidia, que nós, de forma técnica e isenta conseguimos apurar e revelar muitas irregularidades no Estado do Amazonas”, finalizou o delegado Péricles.
Confira a entrevista:
– – –
Por Juliana Freire
Foto: Marcus Reis