Antes de iniciar o novo mandato sob a gestão do prefeito David Almeida (Avante), a Manauscult (Fundação Municipal de Cultura e Artes) renovou um contrato milionário para a locação de container por um curto período de tempo. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município.
Conforme consta na publicação, o contrato 143/2023 foi assinado em dezembro de 2024 pelo secretário Jender Lobato, que contina no comando da pasta na nova gestão da Prefeitura de Manaus.
A publicação não menciona como e onde o container será utilizado, mas pontua que a locação do item é para atender as demandas dos eventos coordenados e apoiados pela Manauscult.
Ao todo, o aluguel desse item custará aos cofres públicos de Manaus R$ 2,6 milhões. O aluguel milionário terá o prazo de validade de apenas 6 meses, ou seja, o acordo entre as partes se encerrará em junho de 2025.
Este é o segundo termo aditivo do contrato, sendo o primeiro assinado em dezembro de 2023, o qual teve o mesmo período de vigência e o mesmo valor pelos serviços prestados.
A empresa escolhida para a prestação de serviços foi a Unipublicidade Organização de Eventos Ltda, inscrita sob o CNPJ 03.051.189/0001-30. De acordo com as informações que constam no site da Receita Federal, a empresa fica localizada em Manaus e foi aberta em 1999.
EMPRESA-MAISCITLAinda de acordo com a Receita Federal, a empresa tem como principal atividade econômica os serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas. O capital social da empresa é de R$ 680 mil e tem como sócios Ademilson de Sousa Costa e Rodrigo de Paula Sousa, segundo a Receita Federal.
Em consulta feita ao Portal da Transparência de Manaus, é possível verificar que a empresa é uma velha conhecida da Prefeitura, sendo o primeiro contrato firmado em agosto de 2015.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com a Manauscult para buscar maiores informações sobre a locação do container. Para a pasta, foram questionados quantos containers serão alugados, como os itens serão utilizados, como foi feito o orçamento e se já existe um cronograma de como e onde os mesmos serão utilizados. Até a publicação desta matéria, não houve retorno da pasta. O espaço segue aberto para envio de futuras notas.
A equipe de reportagem do O Convergente também entrou em contato com a empresa que teve os serviços renovados pela pasta da Prefeitura de Manaus e aguarda retorno.