Passado o pleito 2024, o programa Debate Político, do O Convergente, recebeu o diretor do Instituto Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, nessa terça-feira (5), que já fez análises de três possíveis cenários políticos para a eleição de 2026. O programa foi apresentado pela CEO da empresa, Erica Lima, e transmitido todas as terças-feiras, às 21h45, pela Rede Onda Digital no canal aberto 8.2, e também pelo YouTube.
De acordo com o especialista em pesquisas eleitorais, podem ser analisados três cenários neste primeiro momento, sendo que em todos eles existem três nomes diretos: David Almeida (Avante), Wilson Lima (UB) e Omar Aziz (PSD).
“A eleição de 2026 já começou porque é hora de fazer os movimentos para formar os tabuleiros. A eleição de 2026 a gente imagina que é um tabuleiro, mas para montar esse jogo você precisa montar os tabuleiros e você tem os players: O prefeito de Manaus que acabou de se reeleger, David Almeida; o atual governador do Estado, Wilson Lima. Ou seja, os dois estão em lados opostos e vão trabalhar para movimentar suas peças e tentar fazer com que seus candidatos sejam eleitos”, disse.
Ver essa foto no Instagram
No primeiro cenário, de acordo com ele, o prefeito de Manaus David Almeida pode vir candidato ao Governo do Amazonas e, por essa razão, se ausentaria da Prefeitura de Manaus. No entanto, neste cenário, Almeida teria na prefeitura um aliado no comando – Renato Júnior -, bem como também teria o vice-governador Tadeu de Souza no comando do Governo do Amazonas, caso Wilson Lima saísse da cadeira para disputar o Senado.
“O atual prefeito de Manaus, há quem diga que ele é candidatíssimo ao governo, visto que o vice do Wilson Lima é o Tadeu [de Souza] e o vice dele é o Renato Junior, alguém do grupo dele. Se ele for candidato do Estado, ele tem o aliado dele na Prefeitura de Manaus. Se o Wilson Lima sair candidato a Senado, quem assume o governo é um aliado do David Almeida. A pergunta que fica é: Wilson sai para disputar o Senado e deixa o Tadeu na cadeira? Se deixar o Tadeu na cadeira, junta a máquina do governo e da prefeitura e deixa o David muito forte para realizar o sonho dele de ser governador”, avaliou.
Já no segundo cenário, existe o lado do governador Wilson Lima, que poderia compor forças com David Almeida e disputar o Senado Federal, apoiando a candidatura do atual prefeito de Manaus no Governo. Outro ponto também seria Wilson Lima fazendo alianças com o senador Omar Aziz, que pode vir a disputar o Governo do Amazonas.
“Do outro lado você tem o Wilson Lima. Ele pode escolher compor forças com o próprio David Almeida, mas também pode compor para um dos principais nomes dos bastidores que hoje trabalha para ser governador do Estado, que é o senador Omar Aziz. O Omar Aziz tem uma particularidade que praticamente 100% dos prefeitos do interior estão fechados com ele […]. Wilson Lima pode compor com Omar Aziz e ir de contra o grupo de David Almeida, elegendo Omar Aziz como governador”, disse.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o especialista político, Wilson Lima tem dois caminhos: ser candidato ao Senado ou não disputar a eleição. “Wilson Lima pode ter dois objetivos: sair como candidato ao Senado ou não sair para nada. Se você tem uma composição do atual governador com Omar Aziz, você tem um bloco de força que vai disputar duas vagas no Senado e o atual governo do estado, estamos falando de 8 anos de poder na máquina do estado. Exemplo: eles podem indicar um nome do União Brasil para o Senado e podem, de repente, compor uma outra vaga com Eduardo Braga”, apontou.
Já no terceiro cenário, Eric Barbosa aponta em uma junção entre os três nomes, onde todos poderiam formar uma única aliança. “Pode vir também uma composição de todos: Wilson, Omar e David. O David poderia pensar em uma cadeira de Senado, Omar como governador e o atual governador Wilson pode também pensar em uma cadeira de Senado”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Para o especialista em pesquisa, ainda há muito o que se observar no cenário político, levando em consideração a recente eleição em que o Governo e a Prefeitura ficaram em lados opostos.
“O que vai acontecer, a guerra de egos é que vai falar. Se analisarmos a eleição que passou, tudo seria mais fácil se as máquinas tivessem compostas dentro de um mesmo projeto, mas não aconteceu e agora dificilmente pode acontecer isso”, opinou.
Confira o programa na íntegra:
Leia mais: Aliança de David Almeida com os senadores Omar e Braga mira eleição de 2026
____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa