A transição administrativa para nova gestão no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) começa dia 11 de novembro. O desembargador João Abdala Simões antecipou a mudança nessa quarta-feira, 30. A informação foi confirmada pelo portal O Convergente.
A nova gestão da Corte Eleitoral para o próximo biênio 2025/2026 será comandada pelas desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis e Nélia Caminha Jorge, escolhidas presidente e vice-presidente, respectivamente, eleições realizadas no último dia 10 de setembro.
Veja também: Maria Benigno será empossada juíza do TRE-AM na próxima semana
Carla Reis teve 24 votos a favor e foi aclamada presidente. Esta é a primeira vez em que duas mulheres ocuparão, juntas, os cargos diretivos do TRE/AM. A posse da nova gestão acontece no próximo 10 de janeiro de 2025 e visa assumir a vaga que será deixada pelo desembargador João Simões.
Transição
A transição administrativa é um processo padrão entre cargos eletivos e tem o objetivo, no caso do TRE-AM, de fornecer ao presidente e ao corregedor eleitos os subsídios para a elaboração e implementação do programa de gestão de seus novos mandatos.
O mesmo aconteceu com o mandato de João Simões, cujo processo de transição iniciou no dia 08 de abril de 2024 e se encerrou no dia 13 de maio de 2024, quando o desembargador assumiu a presidência do TRE-AM em um mandato tampão.