30.3 C
Manaus
terça-feira, outubro 29, 2024

Deputados declaram apoio a Roberto Cidade após decisão sobre novas eleições na Aleam

Nova eleição foi definida pelo STF; Roberto Cidade confirmou que pode ser candidato novamente para presidência da Aleam

Por

Na manhã desta terça-feira, 29, sete deputados estaduais declararam apoio a Roberto Cidade (UB) para seguir na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no próximo biênio 2025-2026, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o pleito que elegeu o parlamentar para o cargo e ordenar novas Eleições.

Durante sessão nesta terça-feira, se pronunciaram em favor de Roberto Cidade, os deputados Abdala Fraxe (Avante), Cabo Maciel (PL), Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (Podemos), Felipe Souza (PRD), Thiago Abrahim (União Brasil) e Doutor Gomes (Podemos).

O deputado Abdala Fraxe lembrou que Roberto Cidade participou das Eleições 2024 como candidato a prefeito de Manaus e que, mesmo não seguindo para o 2º turno, ganhou o respeito de colegas parlamentares por reconhecer a derrota.

“Vossa excelência deu um exemplo de estadista nesta eleição e é por isso que tem nesta Casa um respeito enorme dos 24 deputados, […] um futuro político enorme em nosso Estado. Quero dizer que pode contar com meu apoio para que esta Casa possa continuar a ter sua liderança e administração”, declarou Abdala Fraxe.

Cabo Maciel também se pronunciou sobre a presidência da Aleam e destacou que, apesar do presidente Roberto Cidade está em seu segundo mandato de deputado estadual, ele tem uma vasta experiência administrativa.

“Aqui nesta Casa, ele chancelou seu nome como presidente que, verdadeiramente, valoriza os seus pares, que estende a sua mão e que procura conduzir esta Casa, acima de tudo, com democracia. Quero lhe parabenizar, presidente, e dizer que mais do que nunca esta casa precisa estar unida”, declarou Cabo Maciel.

“Quem é presidente desta Casa somos nós. Somos nós que votamos, que ouvimos, que trabalhamos aqui. Nós é quem sabemos quem é bom para nós aqui dentro, quem é bom pra conduzir este Poder. De forma democrática, de forma aberta. […] Quero que vossa excelência conte com meu voto. Pra mim não interessa o que vem, e de onde vem. Se o senhor puder ser candidato, venha”, disse Cabo Maciel.

Maestria

Ao também declarar apoio, o deputado Sinésio Campos pontuou que, em nenhum momento, Roberto Cidade utilizou instrumentos ou ferramentas como presidente para ser reconduzido e que, mesmo assim, tem grande apoio para seguir na liderança da Aleam.

“Pode ter cinco, dez eleições, Roberto Cidade continuará sendo nosso presidente. Eu entendo que vossa excelência tem um trato, um zelo muito especial por esta Casa. E mais! vossa excelência sabe conduzir com maestria e com espírito democrático todos aqui de forma indistinta, quem é governista, quem é oposição. Trata todos de forma igual”, pontuou Sinésio Campos.

“Se tem um poder que representa 100% a sociedade, é o Legislativo estadual e eu quero, neste momento, externar o meu voto. Se tiver um, dois, três votos, será o presidente Roberto Cidade”, declarou o deputado do PT.

A deputada Alessandra Campelo citou a decisão do STF, que questiona a data da eleição que elegeu Roberto Cidade para presidência da Aleam. Para a parlamentar, a votação foi por unanimidade e reforçou que, se tiver nova eleição, Cidade contará com voto dela.

“Naquele momento, a votação foi por unanimidade. Então, não dá nem para dizer que a algum grupo de dentro da Assembleia não está representado nesta mesa já que a votação foi unânime. Quero dizer aqui de antemão, que se tivermos que realizar uma nova eleição, o senhor conta com meu voto”, afirmou Alessandra Campelo.

Roberto Cidade

Roberto Cidade foi reeleito presidente da Aleam para o biênio 2025-2027, que foi antecipada em abril de 2023. Uma decisão do STF dessa segunda-feira, 28, anulou o pleito e ordenou nova votação, após o ministro Cristiano Zanin atender a um pedido do partido Novo que contesta o terceiro mandato consecutivo de Cidade.

O deputado Roberto Cidade se pronunciou sobre o caso na manhã desta terça-feira e destacou que uma nova eleição deve ser realizada, conforme determinado pelo STF, mas afirmou que pretende dialogar para chegar em um entendimento que seja benéfico para o povo do Amazonas. O parlamentar também declarou que está apto a concorrer ao cargo.

“Essa ação foi fruto dessa eleição para prefeitura. Quem entrou com essa ação foi o partido Novo, a candidata à vice do Capitão Alberto Neto. Foi ela que entrou com essa ação contra essa Casa. É uma ação política, que tenta desfazer uma construção desse pleito. Queriam me prejudicar se eu fosse para o segundo turno”, explicou Cidade.

“Eu quero dizer para vocês que nós vamos dialogar, conversar e tentar entrar no entendimento do que é melhor para o povo do Estado do Amazonas. A Assembleia Legislativa é soberana. […] Eu tenho certeza, que se for da vontade da maioria, eu posso ser candidato novamente para mais uma presidência dessa Casa”, concluiu.

Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Marcus Reis
Revisão: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -