31.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 25, 2024

Sob pena de multa de R$ 50 mil, TRE determina que influenciador remova conteúdo inverídico contra Alberto Neto

O influenciador William Robson publicou nas redes sociais que o candidato não teria destinado emendas para o Amazonas, além de ter votado contra a Zona Franca de Manaus

Por

Um conteúdo publicado pelo influenciador William Robson contra o candidato a prefeito Alberto Neto (PL) foi parar nas decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O influenciador compartilhou nas redes um vídeo em que alega que o candidato do PL não teria destinado emendas parlamentares suficientes para o Amazonas, além de ter votado contra a Zona Franca de Manaus na discussão da reforma tributária.

A ação foi imposta pela coligação ‘Ordem e Progresso’, que apontou que o vídeo tem potencial de prejudicar a campanha de Alberto Neto. Segundo a defesa do candidato, as falas do influenciador sobre Alberto Neto são “falsas e lesivas à sua imagem e campanha eleitoral”.

A decisão assinada pelo juiz eleitoral Jean Carlos Pimentel dos Santos levou em consideração as provas apresentadas pela campanha de Alberto Neto, que solicitou direito de resposta e a exclusão do conteúdo das redes sociais do influenciador.

Na análise do juiz, “a probabilidade do direito encontra-se demonstrada pelas provas apresentadas pelo requerente, que evidenciam que as afirmações divulgadas pelo representado não correspondem à realidade”.

Ainda de acordo com o juiz do TRE-AM, as alegações do influenciador sobre a destinação das emendas parlamentares de Alberto Neto foram “refutadas por documentos públicos que indicam montantes consideráveis direcionados à capital e ao interior do estado, especialmente em áreas como saúde e segurança”.

A campanha de Alberto Neto ainda apontou que o conteúdo publicado causaria perigo de dano, o que foi compreendido pelo juiz eleitoral, que afirmou que “este decorre da proximidade do fim do período eleitoral, restando apenas três dias para a continuidade da propaganda eleitoral”.

Segundo o juiz eleitoral, as publicações “manifestamente falsa” poderia confundir o eleitorado, o que interferiria na lisura das eleições municipais.

Com isso, o TRE-AM acatou a ação e determinou que o influenciador remova o vídeo das redes sociais, bem como se abstenha de realizar novas divulgações do conteúdo em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa de R$ 50 mil.

Em caso de descumprimento da ordem do TRE-AM, o juiz eleitoral ainda destacou que o influenciador pode ter a conta suspensa, até o dia posterior ao segundo turno da eleição. O influenciador tem o prazo de um dia para apresentar defesa.

Outro lado

Com a decisão do TRE-AM, O Convergente buscou esclarecimentos, via mensagem pelo Instagram, por parte do influencer William Robson. Até a publicação desta matéria, o único retorno que a equipe de reportagem teve do influenciador foi uma mensagem eletrônica.

Ressaltamos que o espaço segue aberto para justificativas e envio de futuras notas de esclarecimento.

Confira a decisão na íntegra:

MU4A75~1

Leia mais: “Não é só uma eleição, mas uma missão para salvar Manaus”, diz Alberto Neto na abertura de último debate

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -