30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

RR: Operação da PF mira organização suspeita de fraudar benefícios de idosos venezuelanos

Segundo a PF, agenciadores recrutavam idosos venezuelanos no país de origem, falsificando documentos para comprovar residência no Brasil e garantir o acesso ao benefício

Por

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar o Benefício Assistencial à Pessoa Idosa (BPC-Loas), benefícios destinados aos venezuelanos em Roraima.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Boa Vista e Bonfim, atingindo sete investigados, incluindo servidores públicos municipais. As investigações sobre os benefícios, apontam para a existência de uma associação criminosa que atuava na obtenção fraudulenta do benefício.

De acordo com as apurações, agenciadores recrutavam idosos venezuelanos no país de origem, falsificando documentos para comprovar residência no Brasil e garantir o acesso ao BPC-Loas. Em seguida, os beneficiários retornavam à Venezuela, continuando a receber o benefício indevidamente. Servidores públicos municipais, por sua vez, eram corrompidos para facilitar a inclusão dos beneficiários fraudulentos nos sistemas governamentais. Um advogado também foi alvo da operação, suspeito de integrar o núcleo de agenciadores do grupo criminoso.

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens e valores dos investigados no valor de mais de R$ 33 milhões correspondente ao prejuízo estimado aos cofres públicos. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e, ainda, por outros delitos que venham a ser apurados no curso das investigações.

Veja também

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (23), uma operação contra o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima coronel Miramilton Goiano de Souza e o deputado estadual Rarison Barbosa (PMB), para investigar venda ilegal de armas. Ambos negaram envolvimento no esquema.

No decorrer das investigações, foi identificada uma intensa venda de munições e armamentos pelos suspeitos, em desacordo com as determinações legais e regulamentares, reafirmando as condutas criminosas praticadas.

*Com informações da Polícia Federal

Leia mais: Investigação da PF mira desembargadores por suspeita de venda de decisões

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -