Nos últimos anos, o Brasil tem discutido sobre censura e liberdade de expressão. No entanto, ambos se diferenciam, uma vez que a censura é praticada em regimes autoritários nos quais os governos proíbem a circulação de informações.
Nesta quinta-feira (24), o jornalismo manauara foi surpreendido com a decisão da Justiça em derrubar o portal ‘Radar Amazônico’. Nas redes sociais, a diretora do site, Anny Margareth, responsabilizou o prefeito David Almeida (Avante) pela decisão contra o portal.
Em explicações sobre o que é ‘censura’, denomina-se que essa prática pode ter inspiração política ou moral, o qual pode ser realizada por órgãos governamentais que tentam controlar o que pode e não pode ser tornado público.
No Brasil, a censura foi bastante praticada no período da Ditadura Militar, onde os jornais, tabloides e até mesmo artistas eram proibidos de mencionar discursos contra o regime militar.
Atualmente, o trabalho da imprensa brasileira é assegurado na Constituição através da liberdade de imprensa. Jornalistas e veículos de comunicação devem ser livres para reportar fatos e opiniões sem a interferência do Estado.
Em alguns países, a profissão do jornalismo não tem direitos assegurados, o que torna ‘comum’ a prática da censura por parte do governo, que restringe ou anula a circulação dos meios de comunicação.
Leia mais: Censura: Após ação de David Almeida, Justiça Eleitoral manda retirar do ar portal Radar Amazônico