O deputado estadual Armando Neto (PL) foi eleito, nesta segunda-feira (2), como presidente da comissão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que vai analisar o pedido de impeachment do governador Antonio Denarium (PP) por supostos crimes de responsabilidade. O parlamentar foi eleito por seis votos a quatro.
Após eleito, o deputado também determinou comunicação oficial do ato de instalação do colegiado. Apesar disso, os membros não definiram o cronograma das próximas reuniões para tratar sobre o impeachment de Denarium.
No entanto, a comissão estipulou que o governador de Roraima tem dez sessões ordinárias para apresentar defesa. Após isso, o relator poderá solicitar diligências, como oitiva de testemunhas e, ao final, apresentar relatório para discussão na comissão.
A Comissão Especial é composta por 10 deputados, que representam cada um dos 10 partidos que compõem o Legislativo. São eles: Armando Neto (PL); Aurelina Medeiros (Progressistas); Coronel Chagas (PRTB); Eder Lourinho (PSD); Jorge Everton (União); Marcelo Cabral (Cidadania); Marcos Jorge (Republicanos); Idazio da Perfil (MDB); Neto Loureiro (PMB); e Renato Silva (Podemos).
No dia 19 de junho, Rudson Leite (PV), Fábio Almeida e Juracy “Escurinho” foram até a ALERR protocolar a denúncia e o pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium. Entre as acusações, estão irregularidades na administração pública, desvios de recursos, nepotismo, uso de programas sociais para fins eleitorais e abuso de poder econômico.
*Com informações da ALERR
Leia mais: Adiado! Julgamento que pode tirar Denarium do Governo de Roraima é retirado de pauta no TSE