Apenas no quinto mês do ano, o Avante Nacional confirmou que o atual prefeito de Manaus David Almeida (Avante) disputará a reeleição no pleito de 2024. A confirmação da pré-candidatura do chefe municipal ocorreu no último final de semana, durante o Encontro Nacional do Avante, em Salvador, na Bahia.
Apesar de ser um dos pré-candidatos com uma boa porcentagem de intenções de votos, conforme mostrou levantamentos da Pontual Pesquisa, o diretório nacional do Avante ainda não havia pontuado que David Almeida disputaria a reeleição em Manaus.
Conforme noticiou O Convergente, em março, David Almeida já havia afirmado que estaria na disputa no pleito deste ano. Na ocasião, ele disse que tentaria a reeleição e ainda revelou que a irmã e secretária municipal de Educação Dulce Almeida seria a coordenadora da sua campanha.
Ao discursar no evento do Avante Nacional, David Almeida afirmou que o partido tem buscado crescer na cidade. “O Avante está buscando um crescimento exponencial, está se especializando em fazer gestão pública, e eu estou comprometido com o partido”, disse.
Acordo de ida para o PL
A confirmação do Avante sobre a pré-candidatura de David Almeida ocorre após rumores sobre a possível ida do prefeito de Manaus para o Partido Liberal (PL). Conforme noticiou O Convergente, a suposta ida de David Almeida para o partido que tem como líder político o ex-presidente Jair Bolsonaro teria partido de um acordo entre o prefeito da capital amazonense e o presidente do PL-AM Alfredo Nascimento.
O suposto acordo, na época, foi detalhado com exclusividade para O Convergente pelo até então filiado Coronel Alfredo Menezes (PP). “Ele (Alfredo Nascimento) quer colocar o Alberto Neto como vice. E por isso ele destrói a chapa puro-sangue que foi desenhada e teve o aval de Bolsonaro. Com isso o Alfredo entra no jogo do David, o que pode acontecer é entrar o Alberto como vice. Porque a chapa ganhando, na percepção do Alfredo, ele também ganha indo para o congresso nacional e fica tudo legal”, disse.
Além disso, durante a coletiva de confirmação da pré-candidatura de Alberto Neto pelo PL, o presidente da sigla no Amazonas comentou sobre o suposto acordo. “Eu não firmei acordo com ninguém, não tinha ninguém assinado. Só conversei com o presidente Bolsonaro quando ele me ligou, fui lá e conversamos e ele disse do jeito que ele queria”, firmou.
Leia mais: Bolsonaro permanece internado com quadro estável e deve ser transferido para Brasília
___
Por Camila Duarte
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.