Faltando cerca de cinco meses para a realização do primeiro turno do pleito de 2024, o pré-candidato a prefeito de Coari Adail Pinheiro (Republicanos) aparece liderando a corrida eleitoral nessa pré-campanha, conforme apontou os dados da Pontual Pesquisa, divulgados nesta sexta-feira (3). A pesquisa de intenção de votos é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08366/2024.
No questionamento estimulado, quando são apresentados nomes de pré-candidatos para o eleitor, Adail Pinheiro aparece com 40,7% das intenções de votos dos eleitores de Coari. A porcentagem representa uma vantagem a frente do segundo colocado, Harben Avelar, que teve 21,5% das intenções.
A pesquisa ainda mostrou que a disputa entre os demais pré-candidatos com o primeiro colocado, por exemplo, é ampla, uma vez que o terceiro nome mais citado foi o de Robson Junior, que teve apenas 6,6% das intenções. Outros nomes também foram citados como o de Raione Queiroz, com 6%; Zé Henrique com 4,2%; Professor Adnamar, com 2,6%.
Apesar da vantagem de Adail Pinheiro na corrida eleitoral, 15,5% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 2,9% ainda estão indecisos entre os nomes apresentados pela pesquisa.
Em outro questionamento levantado pela Pontual Pesquisas sobre a tomada de decisão do eleitor em Coari, 70,7% afirmaram que já estão decididos sobre em quem irão votar no pleito 2024. A parcela da população entrevistada que enfatizou que ainda não está decidida representa 29,3%.
No cenário de rejeição, Adail Pinheiro também lidera com 28,3%. A observação é que o segundo colocado nas intenções de voto, Harben Avelar, é o que menos teve rejeição entre os eleitores, ficando com 5,8%.
O levantamento da Pontual Pesquisas entrevistou 381 pessoas, no período de 25 a 27 de abril de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 5%, com intervalo de confiança de 95%.
Leia mais: Bolsonaro e Michelle devem ser recepcionados com carreata pelas ruas de Manaus
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.