Rumores que circulam nos bastidores políticos, nesta quarta-feira (17), apontaram informações de que o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus Alberto Neto (PL) poderia abrir mão de disputar o cargo majoritário para se tornar vice na chapa do pré-candidato Roberto Cidade (UB). Com exclusividade, o parlamentar negou a informação para O Convergente.
De acordo com os rumores dos bastidores, a suposta união entre os dois pré-candidatos teria levado em consideração as pesquisas de intenções de voto, onde mostram um crescimento da pré-candidatura de Roberto Cidade, em comparação com a de Alberto Neto.
Na mais recente pesquisa, divulgada nessa terça-feira (16) pelo Instituo Paraná, Alberto Neto aparece com 11,5% dos votos. O que também chama a atenção é o índice de rejeição, onde o deputado federal possui 16,3%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AM-05496/2024.
Além dos levantamentos das pesquisas eleitorais, o que levou a suposta aliança a ser cogitada foi o apoio de lideranças políticas à pré-candidatura de Roberto Cidade, que conta com o apoio do governador Wilson Lima (UB) e dos partidos que fazem parte da base do governo, enquanto Alberto Neto só possui o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do PL, além dos apoiadores.
Com os rumores dos bastidores aflorando, O Convergente procurou o deputado federal e pré-candidato Alberto Neto sobre as informações de que o mesmo abriria mão da disputa do cargo de prefeito para se tornar vice de Roberto Cidade.
“Não existe isso. Fake news”, comentou o deputado federal com exclusividade para a equipe de reportagem. Também foi questionado se o mesmo segue com o plano de ser o pré-candidato majoritário de Bolsonaro em Manaus, no entanto, não houve retorno.
Durante o programa Debate Político, Alberto Neto pontuou que as eleições deste ano serão importantes para fortalecer o ex-presidente Jair Bolsonaro. “A eleição de 24 é muito importante para que possamos chegar em 26 muito forte: fazer o maior número de deputados federais, de senadores. Para que o Bolsonaro fique fortalecido em 26, precisamos vencer essa eleição em 24, fazer o maior número de prefeitos e vereadores”, disse.
O Convergente também entrou em contato com a assessoria do PL-AM para pedir esclarecimentos sobre as informações da possível aliança com o União Brasil. Além disso, a equipe de reportagem também procurou as assessorias do diretório do União Brasil e do deputado e pré-candidato Roberto Cidade para esclarecimentos.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno de ambas. O espaço segue aberto para justificativas.
____
Por Camila Duarte
Foto: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.