Os resultados preliminares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados, nessa segunda-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são levantados a partir das aplicações censitárias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas públicas.
A prova para medir os dados do Ideb foram aplicadas em 2023 em todas as unidades do Brasil, incluindo o Amazonas. Ao todo, participaram cerca de 8,4 milhões de alunos, em mais de 384 mil turmas, distribuídas entre mais de 190 mil escolas do país.
Conforme informações do governo federal, o prazo para interpor recursos começou nesta terça-feira (16) e se estende até as 17h (horário de Brasília) do dia 26 de abril. Os resultados finais da avaliação serão divulgados em junho.
O Convergente entrou em contato com a Secretaria de Educação do Amazonas para obter os dados preliminares, mas até a publicação desta matéria, não houve retorno.
Desempenho do Amazonas em anos anteriores
A última atualização dos dados do Ideb do Amazonas é de 2022, quando o estado subiu quatro posições. O Estado encontrava-se em 12° lugar em 2019 e subiu para 8° na avaliação de 2022.
Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 5º ano, o Ideb subiu de 5,8 em 2019 para 5,9 em 2022. Nos anos Finais, que vão do 6º ao 9º ano, o crescimento foi de 4,6 para 4,8, no mesmo período. Já no Ensino Médio, principal foco da rede estadual de ensino, a nota aumentou de 3,5 para 3,6.
Os indicadores mostraram que o aprendizado dos alunos manteve o nível, mesmo no período da pandemia de Covid19.
Sobre o Saeb
O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação Básica no Brasil até o Ensino Médio. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nas avaliações censitárias, Língua Portuguesa e Matemática são as áreas do conhecimento abordadas pelo Saeb 2023. O certame também tem uma versão amostral, aplicada para alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta versão amostral, os estudantes de 5º e 9º ano também respondem questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
*Com informações do Governo Federal e do Governo do Amazonas
Leia mais: MPAM inaugura 11° sede em Barreirinha, interior do Amazonas
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.