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sábado, novembro 23, 2024

15 anos de Manauara Shopping: Economistas avaliam crescimento da economia local com criação de shoppings centers

Com mais de 1 milhão de consumidores por mês, o Manauara Shopping completa 15 anos de criação em abril

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Debutando neste mês de abril, o Manauara Shopping completa 15 anos em 2024 e preparou uma programação para os clientes, com brindes e shows, que iniciaram na última semana e vão até o dia 19 de maio. Com um grupo de 237 lojas, estabelecimentos que fazem parte da história da economia local também celebram o aniversário do shopping, entre eles os estabelecimentos de vestuário, eletrodomésticos, perfumarias, joalherias, clínicas, farmácias, além da mais nova loja de grife do centro comercial, a Simmons Manaus Colchões, que reflete a suntuosidade na faixada com a estrutura das demais lojas do Manauara Shopping.

Com um grupo de 237 lojas, 10 lojas âncoras, 5 megalojas e um consumidores mensais ultrapassando 1 milhão, o Manauara Shopping completa 15 anos de existência e impulsionando a economia local. Os estabelecimentos que fazem parte do shopping estão distribuídas nos quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheira.

O Convergente procurou economistas para falar sobre a importância do shopping center na economia do Amazonas, que possui mais de um milhão de consumidores mensais.

De acordo com a economista professora do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas, Lenice Benevides, a criação do Manaura Shopping impulsionou a economia da região, uma vez que foram criados empregos e geração de renda em áreas como entretenimento, gastronomia, prestação de serviço, além do comércio.

“Eles criam muito emprego. Desde a pessoa que fazem a limpeza e manutenção diária, as pessoas que trabalham nas lojas e estabelecimentos, serviços de táxi, tudo gira em torno de um estabelecimento. Você tem serviços sendo gerados que estão relacionados a empregos e vão gerar renda. Para o Estado, logicamente geram os impostos, os tributos em cima dos serviços, então há toda uma economia em cima de um estabelecimento como o Manauara”, explicou.

Ainda de acordo com a economista, é preciso entender que os shoppings centers como um todo proporcionam outros serviços, além do varejo. “Temos que entender os shoppings centers como um estabelecimento que, além de propiciar vendas, de vestuário, designer, proporciona também entretenimento, gastronomia e presta serviços. Então, ele é um segmento na economia que não é só varejo”, disse.

Em números, a economista destacou que o faturamento dos shoppings centers no Brasil superou o período pré-pandemia, conforme os dados da Associação Brasileira de Shopping Centers.

“Temos em torno 639 shoppings centers no Brasil, só na Região Norte temos 30 e só no Amazonas temos 11, o Manauara é um desses. Houve um aumento, em termos Brasil, de faturamento de 1,5% nas vendas em relação a 2023, um faturamento na ordem de 127 bilhões do Brasil, superando o período da pré-pandemia”, comentou.

Ainda de acordo com ela, durante a pandemia, os shoppings centers tiveram dificuldades, mas conseguiram se reinventar, e um desses exemplos foi o aumento de vendas on-line.

“Aumentou as vendas do comércio eletrônico e essa é uma tendência que eles têm que aumentar. As lojas nos shoppings serão apenas uma vitrine, a maior parte das pessoas vão pelo entretenimento, gastronomia, pela prestação de serviços e eventos que realizam dentro do shopping. Mas, as vendas on-line deverão ser o grande foco que eles devem se concentrar”, avaliou.

Para a economista, além dos shoppings estarem se reinventando, como o Manauara Shopping por exemplo, as famílias também estão endividadas, o que faz com que o estabelecimento continue no processo para se reinventar e trazer de volta esse público.

“É importante a gente entender que esses estabelecimentos estão em um processo de se reinventar, uma vez que grande parte da população está endividada, em especial a população amazonense, e a elevada taxa de juros contribui para o endividamento da família e isso diminui um pouco o estímulo para aumentar as vendas do estabelecimento”, pontuou.

Poder de transformação

Para O Convergente, a economista Michele Aracaty comentou sobre o poder de transformação que a construção de um shopping center pode gerar na economia local de uma região, tendo como exemplo o Manauara Shopping.

De acordo com ela, anos atrás, a população amazonense só tinha uma alternativa para fazer compras, o que acabou mudando com a construção de shoppings em algumas zonas da cidade.

“A proposta dos centros de compras (shoppings centers) é concentrar num único espaço vários serviços e possibilidades de compras aos frequentadores. Tal iniciativa foi trazida para o Brasil em meados da década de 60 popularizando-se em 1990 quando foi implementado nas principais capitais brasileiras. Até então, no caso da capital do Amazonas tínhamos opção de realizar compras apenas no centro da cidade ou em espaços que se assemelham ao que conhecemos hoje como galerias”, explicou.

A economista comentou que, além do shopping center concentrar inúmeros serviços, ele também fomenta a geração de emprego e renda e destacou que, atualmente, o varejo é o responsável pelo maior quantiativo de mão de obra empregada na região.

“Um centro de compras além de concentrar produtos, praça de alimentação e inúmeros outros serviços fomenta a geração de emprego e renda especializados. Ressalto que o setor de varejo é o responsável pelo maior quantitativo de mão de obra empregada na região o que contribui para impulsionar a renda disponível na economia. Um shopping center contribui para a alavancar a economia local e promove o desenvolvimento urbano bem como a valorização imobiliária em seu entorno”, apontou.

Além disso, a economista também fez uma análise da visão do cliente que frenquenta os shoppings centers e enfatizou que, dentro dos ambientes, “ele ganha conforto, conveniência, estacionamento e lazer ao frequentar um espaço dinâmico que proporciona convivência social além de ser seguro e climatizado”.

Já pelo outro lado, o do empresário, ter um estabelecimento dentro de um shopping center é direcionar o seu produto para diversos públicos. “Este tem a oportunidade de expor os seus produtos para vários públicos elevando o seu faturamento pois o centro de compras funciona todos os dias da semana, finais de semana e feriados”, explicou.

A economista também pontuou que o centro de compras contribui para elevar o recolhimento de impostos, como por exemplo o ICMS, IPTU e ISSQN. “A construção de um shopping center tem o poder de transformação e constitui mola propulsora da economia local e regional”, finalizou.

Lojas históricas

No cenário amazonense, uma loja que também contribui economicamente para o estado e faz parte do Manauara Shopping é a Bemol. Fundada na década de 40, desde lá já está presente em 69 cidades na Amazônia Ocidental localizadas em Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco.

Entre as lojas nacionais e internacionais que compõem o estabelecimento está a Simmons Manaus Colchões, considerada uma loja de “grife” no que se refere a tecnologia e luxo em colchões, localizada no Piso Tucumã e tem como faixada a mesma estrutura do centro comercial, fazendo alusão ao contrate do design do Manauara Shopping.

A Simmons tem uma história de 150 anos fabricando “o colchão americano mais desejado do muno”, slogan que marca o estabelecimento. Muito além do luxo na hora de descansar, a Simmons faz parte da história do mundo, uma vez que produziu os colchões do famoso navio Titanic, em 1909, nos quartos que acomodavam condes, empresários, e a alta sociedade britânica.

A marca está presente em mais de 100 países e em hotéis de luxo do Brasil e do mundo em vários modelos: solteiro, solteiro king, casal, queen, king. De lá para cá, a tecnologia dos colchões Simmons evoluiu e agora podem ser adquiridos por todas as classes sociais, sendo um investimento que pode durar por anos.

Programação de aniversário

Nesta quarta-feira (10), o mall celebrará seu aniversário reunindo parceiros e colaboradores que contribuíram diretamente para a história do empreendimento.

Já no dia 20 de abril, o destaque será o “Track & Field Experience – Spinning Day Manauara”, uma experiência de ciclismo indoor que busca conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável. A atividade terá turmas às 11h, 16h e 17h, com inscrição prévia pelo site www.tfsports.com.br.

Além disso, o Manauara Shopping preparou uma promoção especial de aniversário, do dia 25 de abril a 19 de maio. A cada R$ 500 em compras nas lojas participantes, os clientes receberão um número da sorte para concorrer a uma Lancha NX250. O posto de trocas estará localizado no Piso Castanheiras, em frente à YouCom.

Manauara Shopping

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local.

O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

O Manauara Shopping possui o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

Leia mais: Jack Serafim é nomeado como titular da Secretaria de Comunicação de Manaus

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Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

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