As siglas partidárias, em ano eleitoral, estão começando a trocar as peças do jogo político. Visando as eleições municipais, mais precisamente para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), começaram as estratégias para fortalecer alianças e apoios nas eleições municipais.
O vereador Jaildo Oliveira é o novo líder do Partido Verde no parlamento municipal. Jaildo chegou a informar a entrada no PV durante o fim de semana, depois de deixar o Partido Comunista do Brasil (PC do B). A mudança deixou Fransuá Matos insatisfeito e decidiu sair do PV. O professor foi eleito pelo partido em 2016 e reeleito nas eleições de 2020.
Fransuá esclareceu que com sua saída a sigla escolheria um novo líder. Afinal, a janela partidária está aberta até 5 de abril, prazo para que políticos e cidadãos se filiem a uma sigla.
“Na semana passada, pedi a minha desfiliação do Partido Verde, partido que tenho um profundo respeito. Com essa desfiliação, claro, que é natural eles encontrarem um novo líder. Ainda não escolhi um novo partido, claro que, assim que tiver uma definição sobre isso, informarei a todos qual será meu partido”, frisou Frasuá.
O parlamentar ressaltou que se desfiliou do PV no domingo passado (10), coincidindo com o dia em que Jaildo Oliveira se associou à carta de filiação no partido durante um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).
A redação do Convergente entrou em contato com o Partido Verde e os vereadores mencionados na reportagem. Até o fechamento desta edição, não tivemos retorno. O espaço está aberto para todos manifestarem suas respostas.
Acompanhe também:
Longe do cenário político há cerca de dois anos, o ex-secretário de Estado de Educação (Seduc), Luiz Castro, reapareceu e já anunciou sua pré-candidatura na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no pleito municipal de 2024.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (13) durante uma entrevista em um programa da Rede Onda Digital. Para quem não se lembra, o presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ficou em quarto lugar nas eleições de 2022 ao disputar o Senado. Castro teve pouco mais de 131 mil votos dos eleitores amazonenses.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Luiz Castro anuncia pré-candidatura para vereador nas eleições de 2024
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.