Na última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votou pela autorização da investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden. A ação é um esforço da maioria republicana, apenas de não terem encontrados provas de irregularidades por parte do democrata.
Com maioria republicana, a Câmara votou por 221 a 212 para aprovação da investigação. O processo investiga se Biden se beneficiou indevidamente dos negócios estrangeiros de seu gilho Hunter Biden, horás após Hunter recusar uma intimação para depor a portas fechadas.
Para a Casa Branca, a investigação é infundada e politicamente motivada. Enquanto a Câmara investiga o atual presidente americano, Biden se prepara para uma possível revanche eleitoral em 2024 com Donald Trump.
Apesar da movimentação da Câmara, a medida não deve conseguir remover Joe Biden do cargo de presidente. Mesmo que a Câmara vote a favor do impeachment, o Senado teria que votar pela condenação das acusações por uma maioria de dois terços, o que não seria possível uma vez que a Casa tem a maioria dos democratas.
Mesmo com a reprovação no Senado, o republicanos ganharia vantagem nas alegações de corrupção do governo Biden ao longo da campanha de 2024. A autorização pode dar ao republicanos mais autoridade legal para forçar o atual governo a cooperar e combater as acusações dos democratas.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais: Donald Trump ataca oponentes em corrida por indicação republicana nos EUA