O programa “Debate Político” do mês de novembro, desta terça-feira (14), teve como convidado o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter. Em conversa com a apresentadora e CEO da empresa, Érica Lima Barbosa, ele comentou sobre a atuação da Ordem no estado do Amazonas. O programa foi exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.
Durante a entrevista, ele destacou sobre os recursos da OAB-AM e os convênios feitos pela Ordem. De acordo com ele, a OAB não recebe recursos financeiros de autoridades, pois precisa manter a própria independência.
“Nós não fazemos convênios financeiros com a União, Estado ou Município. A OAB tem que se manter independente. Fazemos parcerias em prol da sociedade, mas receber dinheiro, nós não fazemos […] Além de não ficar vinculados por uma ajuda financeira, temos que manter nossa independência funcional”, disse.
Para o presidente da OAB-AM, a instituição defende a Constituição Brasileira, uma vez que é cidadã, sendo assim, também está defendendo toda a sociedade.
“A OAB é a grande representante da Constituição. Por isso, nós estamos na vanguarda para defender a Constituição e, defendendo a Constituição, que é cidadã, nós estamos defendendo a sociedade”, frisou.
Reforma Tributária
Em um breve comentário sobre a Reforma Tributária, aprovada no Senado Federal, Jean Cleuter afirmou que existem várias questões que estão sendo discutidas, tanto contra quanto a favor.
Com relação à Zona Franca de Manaus, ele acredita que “o Congresso foi muito legal” ao tratar do assunto da economia amazonense. “A própria Constituição prevê que para manter a igualdade dos estados, você pode dar isenção ou não para um produto. Na verdade, o que a Zona Franca tem é um benefício para que nós tenhamos mais igualdade”, disse.
Exame da Ordem
Um dos momentos mais esperados pelo estudante de advocacia é o Exame da Ordem dos Advogados, que acontece três vezes ano ano e dá o direito dos recém-formados exercerem a profissão.
Falando sobre o assunto, Jean Cleuter deu dicas de como se preparar, mas o importante, para ele, é que o estudante não deixe de estudar em todos os anos da faculdade, para que tenha uma boa preparação na hora de fazer a prova.
“Os universitários têm que estar o tempo todo estudando para manter uma média boa, para quando chegar o exame da Ordem, não ter dificuldade […] No geral, quem vem estudando durante a universidade, não tem muita dificuldade”, comentou.
O presidente ainda falou sobre ações voltadas para a educação, como a Escola Superior da OAB, que permite ao associado cursos para aprendizagens da advocacia e muitos deles são sem custos. “A OAB não pensa só no exame de ordem, é só uma fase para você ir para a vida real da advocacia”, pontuou.
___
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.