A Prefeitura de Manaus informa que o sistema de inscrições do Programa Bolsa Universidade (PBU), gerenciado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), terá uma parada técnica a partir da noite desta quinta-feira, 26/10, para se ajustar ao grande volume de acessos que está gerando instabilidade no processo.
Tão logo a intervenção esteja concluída, será feita ampla divulgação do reinício.
Para não haver prejuízos aos interessados em concorrer às bolsas do programa, o prazo final de inscrições será prorrogado para o dia 3 de novembro de 2023.
A interrupção temporária será para aumentar o espaço no banco de dados do PBU, assegurando a velocidade necessária para a realização do cadastramento das informações dos candidatos.
O programa
O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou o novo edital do Programa Bolsa Universidade 2024 com mais de 34 mil oportunidades de acesso a 15 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, para estudantes de famílias de baixa renda, na sexta-feira, 20/10, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. Com isso, sobe para 152.676 o quantitativo de bolsas de estudos disponibilizadas na atual gestão.
“Acredito que a Prefeitura de Manaus tem o maior programa de bolsa universidade municipal. São 34 mil oportunidades que vamos dar, e nós já temos aproximadamente 20 mil que já estão cursando. Estou falando aí de algo em torno de 55 mil pessoas na cidade de Manaus, que são beneficiadas com o Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação, Bolsa Idiomas, formação e qualificação”, enfatizou Almeida.
Desde janeiro de 2021, o Programa Bolsa Universidade já possibilitou a concretização do sonho de mais de 15 mil pessoas que ingressaram em uma faculdade particular, com descontos de 50%, 75% e 100%.
Para o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, o Programa Bolsa Universidade representa a humanização do acesso ao ensino superior.
“É com grande satisfação que lançamos o Bolsa Universidade com mais de 34 mil oportunidades de qualificação no ensino superior, tornando o acesso à faculdade mais igualitário e justo para todos, sendo mais uma ação da gestão do prefeito David que tanto se preocupa com a educação e o desenvolvimento da população manauara”, destacou Rotta.
Com a democratização do acesso ao ensino superior e a um segundo idioma, mais de 270 mil oportunidades de ingresso em instituições particulares foram ofertadas pela Prefeitura de Manaus em 1.000 dias da gestão David Almeida.
“Como um direito fundamental, que é o direito à educação, a prefeitura dá sua contribuição em ofertar às famílias, às pessoas de baixa renda, que não teriam condições de cursar uma faculdade em nível superior e terem a oportunidade de serem inseridas posteriormente no mercado de trabalho. E já somam aí mais de 350 mil pessoas beneficiadas com os programas Bolsa Graduação, Pós-Graduação e Bolsa Idiomas na prefeitura de Manaus. Nós também queremos contribuir com a sociedade e com a gestão do prefeito David Almeida”, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra.
__
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Clóvis Miranda / Semcom e Antonio Pereira / Casa Civil
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.