O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (27), com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. A informação foi publicada no perfil oficial de Lula no Twitter.
“Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo Pedro Sánchez, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas”, escreveu o presidente.
Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo @sanchezcastejon, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas.
— Lula (@LulaOficial) July 27, 2023
A Espanha é um país parlamentarista, Lula chama Sánchez de presidente, porque, no país, o cargo de primeiro-ministro é conhecido como “presidente del gobierno”. A conversa ocorreu por telefone. O petista falou do Palácio da Alvorada, onde se recupera de um procedimento para aliviar dores no quadril.
O governo brasileiro aposta na proximidade com a gestão socialista na Espanha para impulsionar o acordo entre Mercosul e União Europeia, já que os espanhóis presidem o Conselho da UE até o fim do ano.
O partido socialista, entretanto, perdeu a eleição para o Partido Popular, da direita tradicional, que tenta fechar alianças para assumir o governo.
Cirurgia de Lula
“Eu quero fazer a cirurgia, porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro. Então, eu sinto que, às vezes, eu estou com mau humor com meus companheiros”, disse durante o programa semana Conversa com o Presidente.
No último domingo (23), o presidente passou por procedimento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula fez uma infiltração na região da perna e do quadril para reduzir as dores, mas, segundo ele, nesta segunda, o quadril voltou a doer. “E parece que voltou a doer um pouco mais”, disse.
Decerto, Lula explicou que fará mais uma infiltração e que já está se preparando para a cirurgia em outubro, com regime e atividades físicas. O procedimento, segundo ele, é razoavelmente rápido (cerca de duas horas e meia) e a recuperação depende da sua disciplina na fisioterapia. Enquanto Lula estiver se recuperando, o vice-presidente Geraldo Alckmin fica no comando da Presidência.
Leia mais: Lula marca cirurgia no quadril para outubro
__
Por July Barbosa com informações CNN
Revisora textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação