27.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Amazonas registra aumento de 37% nos casos de estupro no país

Os dados foram divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública com referência a 2022

Por

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Amazonas é o estado brasileiro que lidera no crescimento de casos de estupro no país em 2022. A pesquisa, que é realizada anualmente, apontou que as maiores altas em relação a 2021 foram registradas no Amazonas, com crescimento de 37,3%. Ainda na região norte, Roraima ocupa a segunda posição com crescimento de 28,1%.

Nos dados disponibilizados, também é possível constatar que 2022 foi o ano com maior número de registros de estupros de vulnerável da história, com 74.930 vítimas. Outro dado preocupante em relação ao estado é, também, o aumento desse tipo de crime na região. É considerada vulnerável qualquer pessoa incapaz de se defender, como crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A socióloga Cristina Mene, em entrevista à Folha de São Paulo, explicou alguns possíveis motivos para o aumento do crime na região norte do país. Segundo Cristina, “Há uma série de fatores que contribuem para esse cenário, como crimes ambientais e disputa por garimpo, madeira e terras indígenas”, diz a socióloga.

Dados do Anuário
Em 2022, o Amazonas registrou 836 estupros, um aumento de 37%, na comparação com 2021, no qual foram registrados 603 casos. Desses 836 estupros cometidos, 591 foram contra pessoas vulneráveis.

Já no âmbito nacional, os estupros batem recorde. Um caso é registrado a cada 7 minutos. A pesquisa revela que as crianças e adolescentes continuam sendo as maiores vítimas da violência sexual: 10,4% das vítimas de estupro eram bebês e crianças com idade até 4 anos; 17,7% das vítimas tinham entre 5 e 9 anos e 33,2% entre 10 e 13 anos. Ou seja, 61,4% tinham no máximo 13 anos. Aproximadamente, 8 em cada 10 vítimas de violência sexual eram menores de idade. Pela legislação brasileira, uma pessoa só passa a ser capaz de consentir a partir dos 14 anos

Revisão: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -