26.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Copom mantem percentual e especialista comenta sobre Taxa Selic

Em todas as ocasiões o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros.

Por

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde agosto de 2022. Foi a quarta reunião do Copom neste ano.

Em todas as ocasiões o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros. “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”, escreveu o Copom.

Na nota, o Copom também não dá indícios sobre uma eventual redução da taxa de juros nas futuras reuniões.

Segundo o economista Mourão Junior “a reunião do COPOM de hoje traz uma perspectiva para a próxima reunião que será em agosto de começar a diminuir a taxa Selic pelas seguintes questões da instabilidade da inflação e a segunda é devido uma confiança na economia, principalmente porque o PIB nesse último trimestre deu positivo e também pela própria baixa do canto “

Lula comenta sobre o assunto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como irracional a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), em Roma, na Itália, Lula voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central hoje é a sociedade brasileira”, disse, ao citar a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), varejistas e pequenos e médios produtores.

Por Tatiana Nascimento

Revisora Vanessa Souza

Foto Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -