O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar em vigor desde agosto de 2022. Foi a quarta reunião do Copom neste ano.
Em todas as ocasiões o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros. “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”, escreveu o Copom.
Na nota, o Copom também não dá indícios sobre uma eventual redução da taxa de juros nas futuras reuniões.
Segundo o economista Mourão Junior “a reunião do COPOM de hoje traz uma perspectiva para a próxima reunião que será em agosto de começar a diminuir a taxa Selic pelas seguintes questões da instabilidade da inflação e a segunda é devido uma confiança na economia, principalmente porque o PIB nesse último trimestre deu positivo e também pela própria baixa do canto “
Lula comenta sobre o assunto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como irracional a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), em Roma, na Itália, Lula voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“Não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central hoje é a sociedade brasileira”, disse, ao citar a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), varejistas e pequenos e médios produtores.
Por Tatiana Nascimento
Revisora Vanessa Souza
Foto Divulgação