A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com as autoridades do Camboja depois que dois casos humanos de gripe aviária H5N1 foram diagnosticados no país entre membros de uma família.
Descrevendo a situação como “preocupante” devido ao recente aumento de casos em aves e mamíferos, Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias, disse à imprensa em um comunicado virtual que a OMS estava revisando sua avaliação de risco global à luz do cenário recente.
A agência de saúde das Nações Unidas (ONU) avaliou pela última vez o risco para humanos da gripe aviária como baixo no início deste mês.
Casos no Camboja
Na quinta-feira, as autoridades do Camboja relataram a morte de uma menina de 11 anos devido ao H5N1 e começaram a testar 12 pessoas de seus contatos. Seu pai, que apresentava sintomas, também testou positivo para o vírus.
A jovem, da província de Prey Vent (sudeste), foi internada em 16 de fevereiro com febre, tosse e garganta seca em um hospital pediátrico da capital Phnom Penh, de acordo com a agência governamental de vigilância sanitária do país asiático. (CDCD).
Dias depois, a menina testou positivo para H5N1, uma cepa altamente contagiosa da gripe aviária, segundo a CDCD. A data da morte não foi revelada.
No início deste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos países um reforço da vigilância diante do risco de transmissão da gripe aviária a mamíferos, depois de detectar casos em raposas, lontras e leões-marinhos.
Mas há poucos exemplos de humanos infectados, com 868 casos confirmados de H5N1 nos últimos 20 anos e 457 mortes, segundo a OMS.
O Camboja não havia registrado casos entre humanos entre 2015 e 2022, segundo a OMS.
“A situação global do H5N1 é preocupante, dada à ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, incluindo humanos”, disse Sylvie.
“A OMS leva a sério o risco desse vírus e pede maior vigilância de todos os países”.
Sylvie disse que ainda não está claro se houve alguma transmissão de humano para humano ou se os dois casos foram devidos às “mesmas condições ambientais”, provavelmente contato próximo com pássaros infectados ou outros animais
A atual cepa, H5N1, também infectou mamíferos pelo mundo, como visons e lontras. Segundo a OMS, é importante monitorar o vírus de perto para verificar suas mutações, caso uma dela o torne mais contagioso para humanos, as transmissões poderiam gerar uma pandemia tão preocupante quanto a de covid-19
Gripe Aviária
Cepas do vírus da gripe que atacam principalmente aves, mas que também podem infectar os seres humanos. Esse tipo de gripe costuma ser contraído pelo contato com aves doentes, que também podem ser transmitido de pessoa para pessoa.
Os sintomas começam por dentro de dois a oito dias e podem ser semelhantes aos da gripe comum que são: tosse, febre dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e a falta de ar.
Por: Informações da OMS
Foto: Divulgação