O ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas, o médico Cleinaldo Costa, assumiu, nesta semana, a direção do Departamento de Saúde Digital e Inovação, do Ministério da Saúde (MS). A nomeação de Cleinaldo foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU), da última quarta-feira, 15/2, por meio de portaria assinada pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O departamento é um dos três que está ligado à nova secretaria sob o comando de Ana Estela Haddad, criada com o intuito de apoiar as demais secretarias no campo da telessaúde, infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, interoperabilidade, dentre outros temas.
Ao Portal O Convergente o ex-reitor da UEA, Cleinaldo Costa, disse estar lisonjeado com a lembrança de seu nome para comandar um importante departamento no MS e espera contribuir para o desenvolvimento da telessaúde em todo o país, principalmente no Amazonas e na Amazônia.
“Gratidão pela lembrança do meu nome, pela oportunidade de poder servir ao nosso país no melhor do meu esforço e a expectativa é a de contribuir num momento importante e delicado da história do nosso país, sobretudo na no fortalecimento da atenção primária em saúde por meio de novas tecnologias, inovação e saúde por meio da telessaúde para a maioria dos municípios distantes do nosso país, sobretudo aqui na Amazônia”, disse o ex-reitor sobre esta nova gestão.
Cleinaldo Costa é ex-reitor e professor associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Nos últimos anos, participou de diversas ações relacionadas à telessaúde no Amazonas, tendo inclusive palestrando sobre o tema em eventos como o Global Summit Telemedicine & Digital Health, em 2021.
Biografia – Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Costa possui mestrado em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor das disciplinas de Clínica Cirúrgica II na UEA e na UFAM. Ele também é membro titular da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT). É também diretor do Colégio Brasileiro de Cirurgiões como responsável pelo Setor I, que abrange os estados de Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
—
Por Edilânea Souza com informações Futuro da Saúde
Foto: Divulgação