Além da irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), Vanda Garcia, o sobrinho do político, Fabrício de Souza Almeida também foi alvo da Polícia Federal nessa sexta-feira, durante realização da operação que investiga esquema criminoso de lavagem de dinheiro por meio da venda ilegal de ouro.
Na casa de Fabrício, os agentes federais encontraram nove armas, entre elas um fuzil, guardadas em um cofre. Por Fabrício ter o registro de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC) elas não foram apreendidas durante a operação. Porém, a PF apreendeu diversos documentos na casa do sobrinho de Denarium.
Ainda segundo a PF, o governador não é investigado na Operação BAL. Ao O Convergente a assessoria de Denarium disse que ele desconhece o teor da investigação contra sua irmã, Vanda Garcia, e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”, e se colocou “à disposição para todo e qualquer esclarecimento”.
O nome da operação faz alusão a um composto utilizado no tratamento de envenenamento por ouro, o BAL (British anti-Lewisite), situação da qual, figurativamente, padeceria o estado de Roraima no momento.
Operação BAL – Segundo a PF, o esquema é suspeito de movimentar R$ 64 milhões em dois anos. Ao todo, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens em Roraima e Pernambuco. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.
As investigações tiveram início com o recebimento de informações acerca de uma abordagem da PRF a um dos suspeitos em uma rodovia do estado. Durante a ação de rotina, os policiais verificaram inconsistências na narrativa dos passageiros de um veículo, os quais tentaram ocultar uma viagem recém realizada a Rondônia e encaminharam os fatos à Polícia Federal.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação / Reprodução
[…] “O governador de Roraima está envolvido até o pescoço. Essa semana saiu na imprensa, descobrira… Então, o caminho é uma intervenção federal decretada pelo presidente Lula”, afirmou. […]