27.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Deputados federais de Roraima se calam sobre crise sanitária do povo Yanomami

Um dos deputados defende que o Governo Federal retire os garimpeiros que estão isolados na Terra Indígena Yanomami, após restrição de trafego aéreo, afirmando que as famílias destes garimpeiros também precisam de amparo

Por

Com oito deputados representando o estado de Roraima na Câmara Federal, pouco se tem visto a atuação deles no que se refere a situação dos povos indígenas Yanomami, que passam por uma greve crise de desnutrição e casos de malária, em Roraima.

Entre os parlamentares roraimenses eleitos e reeleitos estão: Jhonatan De Jesus (Republicanos); Helena Da Asatur (MDB); Duda Ramos (MDB); Defensor Stélio Dener (Republicanos); José Francisco Albuquerque (Republicanos); Antonio Nicoletti (União Brasil); Zé Haroldo Cathedral (PSD) e Pastor Diniz (União Brasil).

A crise Yanomami foi evidenciada no mês de janeiro e foi decretado “Emergência em Saúde Pública” no dia 21 de janeiro. Um dos poucos parlamentares que se posicionaram sobre o assunto nas redes sociais foram Antonio Nicoletti, presidente do União Brasil em Roraima, Duda Ramos, o Defensor Stélio Dener e José Francisco Albuquerque.

Nesse domingo, 5/2, o deputado Nicoletti publicou um vídeo nas redes sociais informando que protocolou um ofício no Governo Federal solicitando um plano de ação para a retirada dos garimpeiros isolados na terra indígena após decreto presidencial que restringe o tráfego aéreo.

Os demais parlamentares também se posicionaram nos dias da crise. Duda Ramos disse que vai se “esforçar” para garantir melhorias para os indígenas de Roraima. Já o Defensor Stélio Dener recebeu o presidente Lula e disse que ele estava empenhado em ajudar à causa.

Vale ressaltar que a maioria dos deputados são aliados do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pró-garimpo e que criou leis que beneficiam os garimpeiros no estado. Uma delas impedia a queima de equipamentos recolhidos em fiscalizações, no entanto a lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Da Redação

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -