Nesta terça-feira, 22/11, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou nomes de deputados federais e senadores que vão integrar os grupos técnicos da equipe responsável pela transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo Lula (PT).
Entre os parlamentares anunciados estão o senador Irajá Abreu (TO), para o grupo de Agricultura e Pecuária; os deputados Túlio Gadêlha (PE) e Alexandre Frota (SP), para o grupo de Cultura; e a deputada Alice Portugal (BA), para o grupo de Educação.
Anúncio – Alckmin fez o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde trabalha a equipe de transição. O vice-presidente eleito também anunciou os responsáveis pelos relatórios temáticos que cada equipe entregará a Lula.
A equipe de transição foi dividida até o momento em 30 grupos temáticos, que terão de fazer um diagnóstico sobre a situação da administração federal e sugerir medidas ao novo governo.
Demais integrantes – Ao longo das últimas semanas, Alckmin anunciou diversos outros integrantes da equipe de transição.
Entre esses nomes estão as ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva e Izabella Teixeira; os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Simone Tebet (MDB-MS); os ex-ministros da Saúde Alexandre Padilha e Arthur Chioro; os ex-ministros das Relações Exteriores Celso Amorim e Aloysio Nunes; os economistas André Lara Resende e Persio Arida; além da líder indígena Sônia Guajajara.
O processo de transição está previsto na legislação e permite que o presidente eleito forme uma equipe com 50 cargos remunerados. Também é possível que voluntários participem do trabalho.
—-
Da Redação com informações do G1