26.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Candidatos ao governo da Bahia, ACM Neto e vice se autodeclaram negros e viram alvos de críticas

Autodeclaração de ACM Neto e Ana Coelho, candidatos a governador e vice-governadora da Bahia, foi feita no registro do TSE. Diversos questionamentos têm sido feitos por oposicionistas

Por

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), e sua vice, Ana Coelho (Republicanos) viraram alvos de críticas nas redes sociais após se autodeclararem pardos no registro das suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa é a eleição com o maior número de candidatos autodeclarados negros. Diversos questionamentos têm sido feitos por oposicionistas.

Nas eleições municipais de 2016, quando tentou a reeleição à prefeitura de Salvador, Neto também se autodeclarou como pardo. Na época, ele foi reeleito, no primeiro turno, com 73,99% dos votos. ACM Neto foi prefeito de Salvador por dois mandatos seguidos, em 2012 e 2016, e agora disputa o pleito estadual pelo União Brasil. Sua vice, é empresária e CEO da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, agora dá os primeiros passos na carreira política.

Um destes questionamentos foi feito pelo Secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa, que acusou o cabeça de chapa, ACM Neto (União Brasil), e sua vice, Ana Coelho (Republicanos), de uso indevido do direito à cota racial nas Eleições 2022.

“O nome disso é charlatanismo. Ele quer usurpar de um direito exclusivamente do povo negro para obter vantagem, direito este que ele foi contra em toda a sua jornada política, dele e de seu antigo partido, o DEM. É um absurdo inaceitável que candidatos brancos e partidos historicamente contrários à paridade racial queiram se beneficiar de um direito dos candidatos negros”, declarou Ademário.

—–

Da Redação
Foto: Paula Fróes |Correio

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -